Show simple item record

dc.contributor.advisorFerreira, Jane Mendes, 1967-pt_BR
dc.contributor.authorCarvalho, Pedro Monteiro dept_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.date.accessioned2022-06-28T18:53:52Z
dc.date.available2022-06-28T18:53:52Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/43666
dc.descriptionOrientador : Profª. Drª. Jane Mendes Ferreirapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Administração. Defesa: Curitiba, 29/02/2016pt_BR
dc.descriptionInclui referências : f.127-135pt_BR
dc.description.abstractResumo: A identidade do empreendedor é normalmente estudada de forma a atribuir a este indivíduo características tidas como desejáveis às suas funções, promovendo, assim, a noção de perfil empreendedor. Abordagens alternativas à identidade deste indivíduo são pouco utilizadas e, entre elas, a metáfora dramatúrgica de Goffman (1959) pode opção, vez que relaciona a ação humana à representação de papeis socialmente construídos, como o de empreendedor. A presente dissertação tem como objetivo compreender como o papel de empreendedor constitui a identidade do indivíduo, ou seja, a concepção do indivíduo sobre ele próprio. Servem a este propósito a metáfora dramatúrgica e a micro-análise, de forma complementar à análise qualitativa proposta, possibilitando maior entendimento do conteúdo latente, agregando as nuances particulares do estudo das interações e auto-representações à análise da comunicação verbal. Os resultados revelam que o entendimento do indivíduo acerca do papel, as expectativas sociais percebidas para o papel de empreendedor e a representação em resposta a estas expectativas resultam na interiorização de valores e condutas deste papel, constituindo a identidade desse indivíduo. Mostram ainda os resultados que o indivíduo assume o papel de empreendedor visando a aprovação de seu empreendimento, o aumento da própria auto-estima e a auto-afirmação de sua identidade desejada frente ao público. Palavras-chave: Identidade pessoal; empreendedorismo; papel de empreendedor; interacionismo simbólico; Erving Goffman; metáfora dramatúrgica.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The entrepreneur's identity is usually studied in order to assign to this person characteristics thought to be desirable to his functions, thus promoting the notion of entrepreneurial profile. Alternative approaches to the identity of this individual are little used and, among them, Goffman's dramaturgical metaphor (1959) can be beneficial, as it relates human action to the representation of socially constructed roles, as the entrepreneur one. This dissertation aims at understanding how the entrepreneur's role constitutes the personal identity, that is, the subject's conception about himself. Dramaturgical metaphor and micro-analysis serve this purpose, being complementary to the proposed qualitative analyses, enabling greater understanding of the latent content, adding the particular nuances of the interactions and selfrepresentations study to the analysis of verbal communication. The results reveal that the understanding of the individual about the role, perceived social expectations for the entrepreneur role and representation in response to these expectations result in the internalization of values and behaviors of this role, constituting the identity of this individual. The results show yet that the individual assumes the entrepreneur's role seeking approval for their venture, to increase self-esteem and the selfaffirmation of his desired identity to the public. Keywords: Personal Identity; entrepreneurship; entrepreneur's role; symbolic interaction; Erving Goffman; dramaturgical metaphor.pt_BR
dc.format.extent138 f. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectAdministraçãopt_BR
dc.subjectGoffman, Erving, 1922-pt_BR
dc.subjectEmpreendedorismopt_BR
dc.subjectComunicação na administraçãopt_BR
dc.titleO papel de empreendedor na constituição da identidade : uma análise dramatúrgicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record