As relações públicas no ambiente digital : um estudo sobre o portal Netshoes
Abstract
Resumo : Neste Trabalho de Conclusão de Curso estudamos de que forma as técnicas de relações públicas podem contribuir para o desenvolvimento do e-commerce. Abordamos a relação entre empresas de e-commerce e seus públicos no ambiente digital, com foco no comportamento deles em plataformas sociais (Facebook, Twitter, Instagram) e o próprio site da instituição. Para essa análise, selecionamos a Netshoes – maior representante do setor esportivo na América Latina - como objeto de estudo. Foi adotado como percurso metodológico em primeira instância a pesquisa bibliográfica, percorrendo desde trabalhos acadêmicos recentes a obras clássicas de autores já consagrados no campo de estudo da era digital, com respaldo ainda de pesquisas e estatísticas sobre o tema feita por agências especializadas. Em seguida, o foco foi para os canais de interação utilizados pelo objeto estudado, como suas plataformas sociais e parte institucional do site, aplicando métricas e criando uma descrição analítica do quadro geral. Fundamentam este estudo autores clássicos das teorias de relações públicas (Margarida Kunsch, James Grunig e Fábio França) e da cibercultura e do trabalho das relações públicas na internet (Raquel Recuero, Carolina Terra, Marcelo Chamusca e Márcia Carvalhal)
Collections
- Relações Públicas [167]