Show simple item record

dc.contributor.authorCosta, Francieli Ferreira
dc.contributor.otherQuadros, Cláudia Irene de
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design (Curso de Graduação em Relações Públicas)
dc.date.accessioned2016-08-10T14:32:56Z
dc.date.available2016-08-10T14:32:56Z
dc.date.issued2015
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1884/43499
dc.descriptionOrientadora: Cláudia Irene de Quadros
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Relações Públicas
dc.description.abstractO objetivo do presente trabalho é investigar o papel do relações públicas ante a convergência de mídias e os brand lovers como público a ser explorado por este profissional na promoção e na consolidação das marcas. Os brand lovers ou fãs organizacionais, conhecidos como embaixadores da marca, são clientes fiéis e apaixonados por uma empresa, que contribuem para a construção da imagem da marca. Encontramos em Augusto Parada (2015) base para entender o fenômeno fãs que norteia esta pesquisa, em Jenkins (2009) observamos a cultura da convergência e Fábio França (2011) estabelece conceitos sobre públicos e Relações Públicas que foram fundamentais para a elaboração deste estudo. Neste Trabalho de Conclusão - TCC, analisamos a comunicação feita pela Starbucks Brasil com ênfase nos brand lovers da marca ante a convergência cultural (JENKINS, 2009) a partir da metodologia exploratória. No período de dez de outubro a dez de novembro de 2015, com o uso da análise de conteúdo, monitoramos as redes sociais Facebook, Instagram e Twitter da Starbucks Brasil para compreender o brand lovers e sua importância para o relações públicas. A participação do público nas redes sociais digitais fortaleceu laços entre clientes e empresa. E essas mudanças na forma de consumir e produzir informação têm exigido novas ações de relações públicas nas redes sociais digitais. De acordo com Jenkins (2009) a convergência dos meios incentivou o público a buscar fontes de informações diferentes e criar novas interações uns com os outros.
dc.format.extent102f.
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.languagePortuguês
dc.relationDisponível em formato digital
dc.relation.requiresExigências do sistema: Adobe Acrobat Reader
dc.subjectMarca de produtos - Fidelidade
dc.titleO profissional de relações públicas e fãs de uma marca : o caso Starbucks
dc.typeMonografia Graduação


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record