dc.contributor.advisor | Camargo, Hertez Wendel de | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Jornalismo | pt_BR |
dc.creator | Andrade, Rafael Vitor Galvão de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-09-28T20:27:04Z | |
dc.date.available | 2023-09-28T20:27:04Z | |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/43473 | |
dc.description | Orientador: Hertz Wendel de Camargo | pt_BR |
dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Jornalismo | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo integra a pesquisa realizada como trabalho de conclusão de curso em Jornalismo da UFPR. O objetivo é analisar os sentidos despertos pela recorrência no fotojornalismo do tema "Pietà", surgido em movimentos artísticos alemães no século XIII, especialmente na fotografia vencedora do World Press Photo de 2012, do fotógrafo Samuel Aranda. Dessa maneira, apresenta-se um aporte teórico e metodologia baseados nas investigações na área da semiótica da cultura para decifrar o objeto escolhido, traçando sua genealogia imagética que parte do ambiente de mídia, passa pelos ambientes de arte e culto, e revela conexões com o ambiente de mito. A partir de um levantamento bibliográfico e iconográfico, a abordagem passa pelos primeiros momentos da Pietà até a ressignificação dela como arquétipo nas fotografias documentais e jornalísticas dos séculos XX e XXI | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Fotojornalismo | pt_BR |
dc.subject | Imagem | pt_BR |
dc.subject | Pintura religiosa | pt_BR |
dc.subject | Semiótica | pt_BR |
dc.title | O eterno retorno da piedade : genealogia de uma imagem fotojornalística | pt_BR |
dc.type | TCC Graduação Digital | pt_BR |