Show simple item record

dc.contributor.advisorCamargo, Hertz Wendel de
dc.contributor.authorAndrade, Rafael Vitor Galvão de
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design (Curso de Graduação em Jornalismo)
dc.date.accessioned2016-08-09T14:32:04Z
dc.date.available2016-08-09T14:32:04Z
dc.date.issued2015
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1884/43473
dc.descriptionOrientador: Hertz Wendel de Camargo
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Jornalismo
dc.description.abstractEste estudo integra a pesquisa realizada como trabalho de conclusão de curso em Jornalismo da UFPR. O objetivo é analisar os sentidos despertos pela recorrência no fotojornalismo do tema "Pietà", surgido em movimentos artísticos alemães no século XIII, especialmente na fotografia vencedora do World Press Photo de 2012, do fotógrafo Samuel Aranda. Dessa maneira, apresenta-se um aporte teórico e metodologia baseados nas investigações na área da semiótica da cultura para decifrar o objeto escolhido, traçando sua genealogia imagética que parte do ambiente de mídia, passa pelos ambientes de arte e culto, e revela conexões com o ambiente de mito. A partir de um levantamento bibliográfico e iconográfico, a abordagem passa pelos primeiros momentos da Pietà até a ressignificação dela como arquétipo nas fotografias documentais e jornalísticas dos séculos XX e XXI.
dc.format.extent67f.
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.languagePortuguês
dc.relationDisponível em formato digital
dc.relation.requiresExigências do sistema: Adobe Acrobat Reader
dc.subjectFotojornalismo
dc.subjectImagem - Semiotica
dc.subjectPintura religiosa
dc.titleO eterno retorno da piedade : genealogia de uma imagem fotojornalística
dc.typeMonografia Graduação


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record