Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCamargo, Hertez Wendel dept_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Jornalismopt_BR
dc.creatorAndrade, Rafael Vitor Galvão dept_BR
dc.date.accessioned2023-09-28T20:27:04Z
dc.date.available2023-09-28T20:27:04Z
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/43473
dc.descriptionOrientador: Hertz Wendel de Camargopt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Jornalismopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractEste estudo integra a pesquisa realizada como trabalho de conclusão de curso em Jornalismo da UFPR. O objetivo é analisar os sentidos despertos pela recorrência no fotojornalismo do tema "Pietà", surgido em movimentos artísticos alemães no século XIII, especialmente na fotografia vencedora do World Press Photo de 2012, do fotógrafo Samuel Aranda. Dessa maneira, apresenta-se um aporte teórico e metodologia baseados nas investigações na área da semiótica da cultura para decifrar o objeto escolhido, traçando sua genealogia imagética que parte do ambiente de mídia, passa pelos ambientes de arte e culto, e revela conexões com o ambiente de mito. A partir de um levantamento bibliográfico e iconográfico, a abordagem passa pelos primeiros momentos da Pietà até a ressignificação dela como arquétipo nas fotografias documentais e jornalísticas dos séculos XX e XXIpt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectFotojornalismopt_BR
dc.subjectImagempt_BR
dc.subjectPintura religiosapt_BR
dc.subjectSemióticapt_BR
dc.titleO eterno retorno da piedade : genealogia de uma imagem fotojornalísticapt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples