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    Rituais de personalização e arquetipologia e planejamento publicitário : o empreendimento "Monde Galerie" em Curitiba

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    TCC BARBARA OLIVEIRA 2016.pdf (3.705Mb)
    Date
    2016
    Author
    Oliveira, Barbara Martins Monteiro de
    Metadata
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    Subject
    Consumo - Comportamento - Psicologia
    Publicidade - Consumo
    Totemismo
    xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
    Monografia Graduação Digital
    Abstract
    Resumo: Este estudo apresenta aportes teóricos e práticos sobre o Consumo enquanto produtor de cultura e a Totemização como fator de influência sobre o consumidor na decoração de um apartamento. No primeiro capítulo, foram descritas as teorias que permeiam a Antropologia e o seu papel na Publicidade, e explicada a relação subjetiva dos indivíduos com bens de consumo enquanto produtores de cultura. O segundo capítulo aborda a função do mito na modernidade e os rituais de consumo praticados tanto pela Publicidade (transferência de um significado para o produto) quanto pelos consumidores (incorporação de significados pessoais nos bens adquiridos), a que se segue uma exposição do sistema mágico-totêmico (totem e ritual) pelo qual um produto em série é transformado por um indivíduo em objeto único e personalizado. Concluída a exposição da pesquisa bibliográfica, o quarto e último capítulo analisa uma peça gráfica desenvolvida pela Agência Light Senses para a construtora Stm Empreendimentos, em que a marca do empreendimento e o seu material gráfico de divulgação foram desenvolvidos pelo critério da relação entre rituais de personalização e tendo por base a junção de resultados de pesquisa qualitativa com o conceito desenvolvido para o produto. Por fim, apresenta a teoria dos arquétipos junguianos e expõe sua aplicação nas figuras digitais dos apartamentos personalizados do empreendimento analisado, em que perfis arquetípicos foram objeto para a compreensão da composição das peças publicitárias, cujo resultado foi a confirmação da possibilidade de que, como forma de adequar a Publicidade ao cenário atual, é possível unir o estudo do Comportamento do Consumidor à criação tanto de marcas quanto de materiais gráficos.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/43441
    Collections
    • Publicidade e Propaganda [154]

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