Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFernandes, José Carlos, 1964-pt_BR
dc.contributor.authorBoll, Júlio Gustavopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Jornalismopt_BR
dc.date.accessioned2022-06-20T15:42:30Z
dc.date.available2022-06-20T15:42:30Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/43430
dc.descriptionOrientador: José Carlos Fernandespt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Jornalismopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Este trabalho centra-se em descrever os projetos Gazetinha e Gaz+, cadernos adolescentes que circularam entre outubro de 1974 e dezembro de 2014 no jornal impresso Gazeta do Povo, de Curitiba. Entre 2001 e 2009, a Gazeta do Povo realizou os projetos Repórter-Mirim e Master, que consistiam na participação de adolescentes entre 10 e 16 anos no processo jornalístico, com pauta, apuração e produção de matérias para o jornal. Esses dois projetos foram importantes para a construção editorial do produto que é apresentado neste estudo. A Gazetinha, em 2003, conquistou o primeiro prêmio a nível nacional da Gazeta, o Grande Prêmio Ayrton Senna de Jornalismo, na categoria Mídia Jovem e Infantil, graças ao projeto Repórter-Mirim. Nos anos seguintes, recebeu reconhecimento da Unicef e da Associação Mundial de Jornais. Além do trabalho editorial, a Gazetinha passou a atuar como um produto multiplaforma em 2005, produziu três médias-metragens e foi pioneira em ações web no jornal. Afim de estabelecer um aprofundamento do jornalismo voltado para adolescente, este estudo apresenta um histórico da construção da juventude no mundo, principalmente a partir do período pós-guerra. O jovem brasileiro também é apresentado com pesquisas neste estudo, que também detalha propostas editoriais voltadas a este público em outros estados brasileiros, como a Folhateen e a Capricho. Para se detalhar historicamente o processo de mudança editorial da Gazetinha, este trabalho apresenta uma pesquisa realizada com 51 dos 200 participantes que passaram pela Gazetinha. Afim de estabelecer um diálogo com a produção e a rotina jornalística, este estudo também realiza uma entrevista em profundidade com dois repórteres, dois editores e um designer da Gazetinha e do Gaz+, que detalham marcos históricos e elementos essenciais para a produção voltado ao público adolescente.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectGazeta do Povo (Jornal)pt_BR
dc.subjectJornalismo e educaçãopt_BR
dc.subjectAdolescentes na comunicação de massapt_BR
dc.titleGazetinha e Gaz+ : experiência editorial com o público adolescente na Gazeta do Povopt_BR
dc.typeMonografia Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples