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dc.contributor.advisorBeuren, Ilse Maria, 1957-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Contabilidadept_BR
dc.creatorSouza, Guilherme Eduardo dept_BR
dc.date.accessioned2022-11-03T20:19:00Z
dc.date.available2022-11-03T20:19:00Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/43396
dc.descriptionOrientador : Profª. Drª. Ilse Maria Beurenpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Contabilidade. Defesa: Curitiba, 2016pt_BR
dc.descriptionInclui referências : f. 145-160pt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração : Contabilidade e finançaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Diante do ambiente competitivo em que se encontram, as empresas buscam manterse preparadas para adaptar sua estratégia e perseverar. O sistema de mensuração de desempenho (PMS) pode suportar necessidades estratégicas das empresas e contribuir com sua adaptação ao ambiente, por permitir que se influencie o comportamento dos funcionários para obter cooperação em busca dos objetivos organizacionais. Diante disso, este estudo investiga essa relação a partir da unidade de análise individual, por meio da Teoria Psicológica, e avalia características do desenho e do uso do PMS, que podem influenciar aspectos cognitivos (Clareza de Papéis) e motivacionais (Empowerment Psicológico) dos empregados, e consequentemente afetar sua satisfação no trabalho e seu desempenho de tarefas. Para avaliar características relacionadas ao desenho do PMS utilizou-se a Teoria dos Controles Habilitantes, enquanto o uso do PMS foi abordado pela ótica das Alavancas de Controle. Para isso, a pesquisa de cunho descritivo utilizou abordagem quali-quantitativa do problema. Inicialmente, realizou-se entrevistas semiestruturadas com 14 dos 22 gestores de um Centro de Serviços Compartilhados (CSC), a fim de delinear o funcionamento dos controles gerenciais no CSC. A seguir, foi aplicado uma survey com 88 dos 125 funcionários operacionais. Os resultados do estudo apontam que características do desenho e do uso do PMS possuem relações significantes e positivas com a Clareza de Papéis e o Empowerment Psicológico, e estas com a satisfação no trabalho e desempenho de tarefas. Entretanto, algumas das dimensões dos construtos pesquisados demonstraram resultados diversos dos esperados. Com isso, conclui-se que embora as teorias se mostrem alinhadas, empiricamente ocorrem efeitos disfuncionais, vários deles possivelmente decorrentes de características do contexto. Portanto, o modelo suporta parcialmente as relações propostas.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Due to the competitive environment in which they are, companies seek to remain prepared to adapt their strategy and persevere. The performance measurement system (PMS) can support strategic business needs, contribute to their adaptation to the environment, and allow it to influence the behavior of employees for cooperation in pursuit of organizational objectives. Thus, this study investigates that relationship from the individual analysis unit through the Psychological Theory and evaluates design features and PMS use that may influence cognitive (Role Clarity) and motivational (Psychological Empowerment) of the employees, and consequently affect their job satisfaction and their task performance. To assess characteristics related to PMS design were used the theory of enabling controls, while the PMS use was approached from the standpoint of Levers of Control. For this, the descriptive nature research used qualitative and quantitative approach to the problem. Initially, there was semi-structured interviews with 14 of the 22 managers of a Shared Services Center (SSC) in order to outline the operation of management controls in SSC. The following survey was applied to 88 of the 125 operational employees. The study results show that design features and PMS use have significant and positive relations with Role Clarity and Psychological Empowerment, and these with job satisfaction and job performance. However, some of the dimensions of surveyed constructs showed different results from those expected. Therefore, it is concluded that although theories are aligned, empirical evidences revealed dysfunctional effects, many of them probably due to context characteristics. Therefore, the model partially supports the proposals relationships.pt_BR
dc.format.extent169 f. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectCiências Contábeispt_BR
dc.subjectSatisfação no trabalhopt_BR
dc.subjectPessoal - Avaliaçãopt_BR
dc.subjectDesempenhopt_BR
dc.subjectDelegação de autoridade para empregadospt_BR
dc.titleInfluência do desempenho e uso do sistema de mensuração de desempenho mediado pela clareza de papéis e empowerment psicológico no desempenho de tarefas e satisfação no trabalhopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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