Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorTeixeira, Salete Kozelpt_BR
dc.contributor.otherBarthe-Deloizy, Francinept_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Terra. Programa de Pós-Graduação em Geografiapt_BR
dc.creatorSilva, Gustavo Henrique de Abreupt_BR
dc.date.accessioned2024-04-04T14:23:59Z
dc.date.available2024-04-04T14:23:59Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/43369
dc.descriptionOrientador : Profª. Drª. Salete Kozelpt_BR
dc.descriptionCoorientadora : Profª Drª Francine Barthe-Deloizypt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Terra, Programa de Pós-Graduação em Geografia. Defesa: Curitiba, 28/03/2016pt_BR
dc.descriptionInclui referências : fls. 178-183pt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração : Espaço, sociedade e ambientept_BR
dc.description.abstractResumo: O objetivo desta tese é fazer uma interpretação geográfica da música rondoniense. Para isso nos propomos a elaborar uma teoria que tenha como núcleo central o conceito de paisagem musical e, através dele, desenvolver uma interpretação "poético-geográfica" da música, descobrindo como a experiência de ouvir música é capaz de nos colocar em relação com o mundo e com os lugares. O suporte teórico-metodológico fundamenta-se nas propostas e abordagens das geografias humanista e cultural. Temos ainda como suporte o pensamento de Jean-Marc Besse, filósofo francês interessado na epistemologia da geografia e da paisagem; Eric Dardel, o qual propõe uma visão fenomenológica para a geografia; Martin Buber, filósofo conhecido por desenvolver uma filosofia do diálogo e; Gaston Bachelard, o filósofo das imagens poéticas. O problema central pode ser configurado da seguinte forma: Como o conceito de paisagem pode contribuir para uma interpretação geográfica da música? Partimos da hipótese de que as músicas possuem a capacidade de transportar o ouvinte, projetando-o a se conectar com espaços da mente e do mundo. As músicas, por meio de sua base sonora propiciam uma pluralidade vivencial que não se resume ao sonoro. O verbal, o sonoro e o imagético se encontram na experiência do ouvir música. E é a partir dessa experiência que emerge a paisagem musical. Buscando compreender essa paisagem, constatamos que em Rondônia temos heranças culturais ainda não completamente compreendidas e mapeadas. No entanto, é possível identificar uma célula musical criativa e diferente, que traz em si seus caracteres específicos. Uma linguagem emerge daí, os maneirismos caracterizam um estilo próprio que revaloriza termos locais e ao mesmo tempo cria novos termos, tais como: beradero, caboco, MPBera... Esses termos e outros - elementos de uma paisagem musical específica - fortalecem o sentimento de pertencimento e corroboram para uma possível identidade cultural a partir da música. Para a análise geográfica das músicas optamos por uma divisão temática que se configurou em três pares de conceitos, que são: amor e felicidade, ética e liberdade, cultura e identidade.pt_BR
dc.description.abstractRésumé: L'objectif de cette thèse est de faire une interprétation géographique de la musique rondônienne. Pour cela, nous proposons d'élaborer une théorie qui a comme noyau central le concept de paysage musical et, à travers lui, de développer une interprétation " poétique-géographique " de la musique, en découvrant comment l'expérience d'écouter de la musique est capable de nous mettre en relation avec le monde et avec les lieux. Le support théorique- méthodologique est fondé sur les propositions et les approches de la géographie humaniste et culturelle. Nous avons aussi comme support la pensée de Jean-Marc Besse, philosophe français intéressé à l'épistémologie de la géographie et du paysage; Eric Dardel, lequel propose une vision phénoménologique de la géographie; Martin Buber, philosophe connu pour le développement d'une philosophie du dialogue, et Gaston Bachelard, le philosophe des images poétiques. Le problème central peut être défini de la façon suivante : Comment le concept de paysage peut-il contribuer à une interprétation géographique de la musique ? Nous partons de l'hypothèse que les musiques possèdent la capacité de transporter l'auditeur, le projetant à se connecter avec des espaces de l'esprit et du monde. Les musiques, au moyen de leur base sonore, apportent une pluralité existentielle qui ne se résume pas au sonore. Le verbal, le sonore et l'imagétique se rencontrent dans l'expérience d'écouter de la musique. Et c'est à partir de cette expérience qu'émerge le paysage musical. En cherchant à comprendre ce paysage, nous avons constaté qu'en Rondônia, nous avons des héritages culturels non encore pleinement compris et cartographiés. Cependant, il est possible d'identifier une cellule musicale créative et différente, qui apporte en elle-même ses caractères spécifiques. Un langage émerge alors, les maniérismes caractérisent un style propre qui revalorise des termes locaux et, en même temps, crée de nouveaux termes, tels que : béradêro, caboco, MPBera... Ces termes et d'autres - éléments d'un paysage musical spécifique - renforcent le sentiment d'appartenance et corroborent une possible identité culturelle à partir de la musique. Pour l'analyse géographique des musiques nous avons opté pour une division thématique qui se configure en trois paires de concepts, que sont : l'amour et le bonheur, l'éthique et la liberté, la culture et l'identité.pt_BR
dc.format.extent188 f. : il. algumas color.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectGeografiapt_BR
dc.subjectGeografia humanapt_BR
dc.subjectMúsica popularpt_BR
dc.titleA paisagem musical rondoniense : poéticas de uma urbanidade beraderapt_BR
dc.typeTesept_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples