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dc.contributor.advisorCardoso, Patrícia da Silva, 1964-pt_BR
dc.contributor.authorPinelli, Antonio Carlos Zacariaspt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.date.accessioned2020-03-11T13:30:37Z
dc.date.available2020-03-11T13:30:37Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/43236
dc.descriptionOrientador : Profª. Drª. Patrícia da Silva Cardosopt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa: Curitiba, 31/03/2016pt_BR
dc.descriptionInclui referências : f. 116-121pt_BR
dc.description.abstractResumo: Amparado em Antonio Candido e Eduardo Coutinho, a presente pesquisa tem por objetivo investigar o estatuto do pensamento lógico e do pensamento mítico na obra de 1962, Primeiras estórias, de João Guimarães Rosa. Com efeito, em uma abordagem imanente das narrativas rosianas, e a partir do diálogo mais detido com estes dois comentadores e com outros pesquisadores mais recentes da fortuna crítica, construímos o que denominamos sistema composicional dos princípios antitéticos da obra. Esse sistema consiste em uma representação do que entendemos como o processo criativo do volume. Em verdade, esta matriz formal que articula dialeticamente os dois princípios do nosso sistema pode ser reconhecida em todas as narrativas do volume e em todos os níveis de análise. Deste modo, por meio do tensionamento entre o Mýthos e o Lógos, Primeiras estórias pode ser erigida a condição de poesia narrativa, ou prosoema, pois embaralha os gêneros da poesia e da prosa em estórias que atualizam o mítico e arcaízam o lógico, em um processo químico de criação. Assim, oralidade, primitivismo, coletividade e o pensamento metafísico-sobrenatural, próprios do princípio mítico, estão dialeticamente articulados com o individualismo, com o modernismo, o escrito e o pensamento físico-natural, pressupostos do princípio lógico. E a partir dessa dupla raiz composicional é possível reconhecer a unidade do volume, em seu barroquismo linguístico e na sua estrutura especular. Pois a narrativa medial de Primeiras estórias, O espelho, reflete esse sistema composicional dos princípios antitéticos linguisticamente e articula toda a obra simetricamente, à medida que sua unidade implica a duplicidade do Mýthos e Lógos enquanto palavra.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Supported by Antonio Candido and Eduardo Coutinho, the present study aims to investigate the status of logical thinking and mythical thought in the work of 1962 Primeiras estórias, by João Guimarães Rosa. Indeed, in an immanent approach to Rosa's narrative, and from closer dialogue with these two commentators and other more recent researchers of literary criticism, we built what we call compositional system of antithetical principles of work. This system consists of a representation of what we understand as the creative process of the volume. In fact, this formal matrix that articulates dialectically the two principles of our system can be recognized in all the volume of narratives and in all levels of analysis. Thus, through the tensioning between the Mýthos and Lógos, Primeiras estórias can be erected condition of narrative poetry, or prosoema, as it scrambles genres of poetry and prose in stories that update the mythical and antiquated the logical, in a chemical process of creation. So orality, primitivism, community and the metaphysical-supernatural thinking, own the mythical principle, are dialectically articulated with individualism, with modernism, written and physical-natural thinking, prerequisites for the logical principle. And from this double root compositional it is possible to recognize the volume’s the unit in his baroque language and its structure speculate. Because the medial narrative of Primeiras estórias, O espelho, reflects these compositional system antithetical principles linguistically and articulates all the work symmetrically, as its unity implies the duplicity of the Word, designed as Mýthos and Lógos.pt_BR
dc.format.extent121 f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectLetraspt_BR
dc.subjectRosa, João Guimarães, 1908-1967pt_BR
dc.subjectPoesia brasileira - Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subjectLiteratura brasileirapt_BR
dc.titleNo centro do segredo : Mýthos e lógos em primeiras estóriaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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