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dc.contributor.advisorGonçalves, Jean Carlos, 1980-pt_BR
dc.contributor.authorCastilho, Thaíspt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2022-01-12T13:41:48Z
dc.date.available2022-01-12T13:41:48Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/43150
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Jean Carlos Gonçalvespt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 18/03/2016pt_BR
dc.descriptionInclui referências : f. 141-147pt_BR
dc.description.abstractResumo: A presente pesquisa, vinculada ao Laboratório de estudos em Educação, Linguagem e Teatro (ELiTe/UFPR/CNPq), estabelece uma relação dialógica entre o Ballet e a Educação, cujo objetivo principal se edifica em Analisar a produção de sentidos sobre Ballet Clássico na disciplina de Arte, a partir das vozes de alunos do ensino básico, que se enunciam em perspectiva verbo-visual. Por meio de Bakhtin e o Círculo (2002, 2003, 2006, 2010), foi possível identificar que o corpo se comunica com cadeias dialógicas infinitas, e seus movimentos proferem Enunciados-Dançados. Nessa direção, por meio das concepções bakhtinianas confirma-se que as movimentações do Ballet Clássico podem ter surgido nos séculos passados, criados por coreógrafos russos e franceses, porém, podem ser revestidas de sentidos pelos alunos na contemporaneidade brasileira por meio de metodologias diferenciadas que instiguem a atitude responsiva do aluno e sua ressiginificação. E para atingir o principal objetivo desse estudo, a estratégia metodológica da pesquisa de campo se configura em ministrar oficinas de Dança na disciplina de Arte aos alunos do sexto ano de um colégio em Curitiba, com o conteúdo do espetáculo tradicional A Bela Adormecida, solicitando-lhes a produção de materialidades discursivas a respeito de suas percepções sobre as atividades dançadas, denominadas Protocolos Verbo-Visuais de Dança. O olhar para essas materialidades produzidas pelos alunos se dá a partir da Análise Dialógica do Discurso, que tem nos estudos de Bakhtin e o Círculo sua principal ancoragem teórica. Como resultados, destacam-se elementos verbo-visuais que exalam sentidos, tal como os sentidos de figurino, de corpo ou de tarefa de Arte, e revelam desde o início até a construção da bela festa de renovação de sentidos perante o conteúdo do Ballet Clássico. Os Protocolos Verbo- Visuais de Dança, a partir dessa proposta investigativa, configuram-se como uma possibilidade artístico-metodológica para as aulas de arte e para as pesquisas acerca da construção de enunciados e seus sentidos.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This research, linked to the Laboratory of Studies in Education, Language and Theatre Laboratório de estudos em Educação, Linguagem e Teatro - ELiTe/UFPR/CNPq), istabelishs a dialogical relationship between Ballet and Education, whose main cbjective is Analyze the production of meanings of Classical Ballet at Art discipline, fom students voices of basic education, which are enunciated in verb-visual cerspective. Through Bakhtin and the Circle (2002, 2003, 2006, 2010), was possible to dentify the body communicates with endless dialogical chains, and their movements utter Utterances-danced (Enunciado-Dançado). In this direction, through Bakhtinian conceptions it is confirmed that the Classical Ballet movements may have arisen in the past centuries, created by Russian and French choreographers, however, they can be coated felt by students in the Brazilian contemporary through different methodologies that encourage responsive attitude of the student and his resignification. And to achieve the main objective of this study, the methodological research strategy is configured in ministering dance workshops at the Art discipline, to students of the sixth /ear of a high school in Curitiba, with the traditional Ballet Sleeping Beauty, requesting them to produce discoursive materialities about their perceptions of danced activities, called Verb-Visual Dance Protocols (Protocolos Verbo-Visuais de Dança). The analysis of materiality produced by students happened by Dialogic Discourse Analysis, which has in the studies of the Bakhtin's Circle of the main theoretical anchorage. As a result, it highlights verb-visuals elements that exude senses, as the costume senses, body or task of Art senses, and show from the beginning to the construction of the beautiful party renewal senses of Classical Ballet. The Verb-Visuals Dance Protocols from that investigative proposal, are configured as an artistic and methodological possibility for art classes and researchs on the construction of utterances and their meaningspt_BR
dc.format.extent147 f. : il.,algumas color.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectDança - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectLinguagem corporalpt_BR
dc.titleVozes da dança na escola : o ballet clássico em perspectiva verbo-visualpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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