Show simple item record

dc.contributor.advisorRese, Natália, 1982-
dc.contributor.authorSantos, Felipe Haleyson Ribeiro dos
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Administração
dc.date.accessioned2016-11-07T17:46:22Z
dc.date.available2016-11-07T17:46:22Z
dc.date.issued2016
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1884/43092
dc.descriptionOrientador : Profª. Drª. Natália Rese
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Administração. Defesa: Curitiba, 11/02/2016
dc.descriptionInclui referências : f.204-211
dc.descriptionÁrea de concentração: Estratégia e análise organizacional
dc.description.abstractResumo: Esta pesquisa objetiva analisar como as Lógicas Institucionais (IL) orientam a construção da identidade profissional policial-militar, por meio da realização de estudo de caso na Polícia Militar do Paraná (PMPR). As IL podem ser compreendidas por seus elementos práticos, de identidade, objetos e de valor (FRIEDLAND et al, 2014). Para isso foram utilizadas as perspectivas do Identity Work (WATSON, 2008), práticas sociais (GIDDENS, 2003) e Sensemaking (WEICK, 1995) como apoio para analisar este fenômeno. Trata-se de estudo de caso qualitativo (STAKE, 2009), que adota entrevistas narrativas com indivíduos pertences à PMPR e análise de conteúdo de documentos do Comando-Geral da PMPR, utilizando o do software Atlas.ti, para codificação e categorização (AGUIAR; OZELLA, 2013). A análise das entrevistas permitiu a construção de uma narrativa genérica, que contém os elementos coletados nas estratégias de pesquisas mencionadas, permitindo essa análise conjunta alcançar o objetivo. Conclui-se que as IL orientam a construção da identidade profissional dos sujeitos por uma orientação do Institucional Substance corporificado em práticas, atributos de identidade e objetos; foi ainda identificado que o Sensemaking pode ser um dos responsáveis por articular os níveis e que as organizações podem atuar como Sensegivers de tal processo, mesmo sendo orientadas pelas IL nas quais se encontram imersas.
dc.description.abstractAbstract: This research aims to analyze how the Institutional Logics (IL) guide the construction of police-military professional identity by conducting a case study in the Military Police of Paraná (PMPR). IL can be understood by its practical elements, identity, objects and value (Friedland et al, 2014). To reach that, it was used the perspectives of Identity Work (WATSON, 2008), social practices (Giddens, 2003) and Sensemaking (Weick, 1995) as support to analyze this phenomenon. This research is also a qualitative case study (Stake, 2009), which adopts narrative interviews with individuals belongings to PMPR and content analysis of the General Command of the PMPR documents, using the Atlas.ti software for coding and categorization (AGUIAR; OZELLA, 2013). The analysis of the narrative interviews allowed the construction of a narrative of a generic individual, which contains the elements collected in the mentioned research strategies, allowing such a joint analysis to achieve the goal. It was concluded that IL guide the construction of professional identity of the persons by an orientation of the Institutional Substance embodied in practice identity and object attributes; It was also identified that Sensemaking can be responsible for articulating levels and organizations can also act as Sensegivers of the process, even being driven by IL in which they are immersed.
dc.format.extent226 f. : il., algumas color., grafs., tabs.
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.languagePortuguês
dc.relationDisponível em formato digital
dc.subjectCultura organizacional
dc.subjectPolícia militar - Cultura organizacional
dc.subjectProfissões - Desenvolvimento
dc.subject.ddc658.306
dc.titleA Construção da identidade profissional policial-militar orientada pelas lógicas institucionais : um estudo de caso no Estado do Paraná
dc.typeDissertação


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record