Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCamargo, Sérgio, 1971-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemáticapt_BR
dc.creatorRamos, Joate Graziana Gelbckept_BR
dc.date.accessioned2024-04-19T19:15:54Z
dc.date.available2024-04-19T19:15:54Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/43050
dc.descriptionOrientador : Prof. Dr. Sérgio Camargopt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática. Defesa: Curitiba, 27/09/2014pt_BR
dc.descriptionInclui referências : f. 137-146pt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta pesquisa tem como objetivo central analisar o desenvolvimento do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) dos cursos de licenciatura em Biologia, Física e Química de uma Instituição Federal de Ensino Superior do Estado do Paraná, buscando verificar suas possíveis implicações em duas Escolas de Educação Básica. A pesquisa é de natureza qualitativa e os dados foram constituídos por meio de aplicação de questionários aos licenciandos (bolsistas) dos cursos de Biologia, Física e Química e de entrevistas com os Gestores (diretores), Professores Regentes e Professores Supervisores do PIBID de duas Escolas Públicas Estaduais. A análise dos dados foi realizada por meio de Análise de Conteúdo, na tentativa de produzir compreensões sobre as implicações desse programa na escola. E como aporte teórico metodológico se utilizou a Teoria das Representações Sociais de Sérge Moscovici. O objetivo é identificar por meio da Teoria das Representações Sociais como os participantes de um programa de formação de professores, observam o conjunto de significações sociais presentes no processo educativo. Os resultados mostram que os licenciandos, professores e diretores atribuem valor ao PIBID destacando: o planejamento e o desenvolvimento das atividades nas escolas; os espaços das Universidades e da Escola para a formação inicial do professor; o papel central dos professores supervisores no processo formativo; desenvolvimento de novos métodos para o ensino de ciências da natureza; aproximação da universidade do universo escolar; desenvolvimento profissional dos vários envolvidos; principalmente do professor supervisor e a possibilidade de vivenciar todo o processo formativo. Entende-se que as políticas públicas têm a função de minimizar os problemas sociais existentes em todo e qualquer contexto, assim, compreende-se que um programa como o PIBID pode contribuir de forma significativa para estimular o interesse pela docência.pt_BR
dc.description.abstractThis research has the central objective to analyze the development Scholarship Financial Initiation for Teacher Institutional Program (PIBID) College Study in Biology, Physics and Chemistry Major Federal Parana State University's, to check the possible implications in High Schools. The research innately is qualitative and the data are made by means of an application questionnaire to major students of Biology, Physics and Chemistry and interviews with School Principals, Regent Teachers and PIBID Supervisor Teachers of two State Public High Schools. To analyze the data come about by means of Content Analysis, to try to understand the implications of these programs in High Schools. And the theoretician methodological support to make useful of Social Representation Theory by Sérge Moscovici. The object is to identify by means of Social Representation Theory how the participants of a program of teacher's formation, to observe the conjunct social significance present in the education process. The results show if the Major Students, teachers and school principal PIBID's value attributed detaching: the planning and the development in school activities; The spaces of the University and school for the teacher initial formation; the central role of supervising teachers in the education process; develop the new methods to teach nature science; to approach University and universe School; professional development for all involved; principally experience deeply in the supervising teacher. To understand the politics publics have the function to minimize the social problems exists in all and any context, in this manner, for understanding if which one program how PIBID to permitted contributed significative form to stimulate the interest for the teaching.pt_BR
dc.format.extent153 f. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectEducação - Formaçãopt_BR
dc.subjectEscolas publicaspt_BR
dc.subjectRepresentações sociaispt_BR
dc.titleRepresentações sociais de licenciandos, professores e diretores sobre as implicações das atividades desenvolvidas pelos subprojetos PIBID-UFPR da área de Ciências da Natureza em duas escolas de educação básica da rede pública de Curitiba-PRpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples