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dc.contributor.authorLourenço, Manassés Ferminopt_BR
dc.contributor.otherVergara, Édina Mayer, 1962-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Gestão e Processo em Educação, Diversidade e Inclusãopt_BR
dc.date.accessioned2020-05-28T20:09:27Z
dc.date.available2020-05-28T20:09:27Z
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/43010
dc.descriptionOrientadora : Edina Mayer Vergarapt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Gestão e Processos em Educação, Diversidade e Inclusãopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractA inclusão está presente como demanda e função em todas as escolas públicas ou privadas deste país, pois em seu artigo 205 a Constituição Federal dá a garantia do acesso à escola comum a todos, sem discriminação de nenhuma espécie. "A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho." No curso ministrado no Colégio Estadual Gabriel de Lara no Município de Matinhos - PR, foram trabalhados todos os eixos propostos pelo curso Gestão e Processos em Educação, Diversidade e Inclusão (GPEDI); com essa vivência embaso os argumentos deste artigo que tem por objetivo confrontar o ideário legal e teórico inclusivo ou seja, aqueles que apontam para a necessária transformação das metodologias educacionais tradicionais; para também tanto busco alguns elementos históricos para compreender o presente na sua materialidade inclusiva e cotidiana na escola onde atuo. As vivências durante a formação no GPEDI permitiu perceber que todos os professores envolvidos no processo falaram sobre o valor da inclusão dos alunos e suas diversidades nas escolas, mas que em sua maioria não podem contam com uma estrutura e formação que possibilitem o " pleno desenvolvimento da pessoa", isto contrasta intensamente com as proposições das políticas e leis já em vigência. Esta materialidade permite considerar a fragilidade entre o ideário e a sua consecução e considerando ainda a formação dos professores e demais sujeitos escolares ainda há muito a ser trabalhado e que as questões sobre esse tema também estão para além dos espaços da escola, implica numa inclusão social e cultural, portanto a Educação precisa interagir com o meio que habita para que haja um processo mais completo para que as diferenças deixem de ser objeto de espanto subalternizante, logo a inclusão, seja ela escolar ou não, é tema e responsabilidade das relações humanas. Compreender a significância e correlação desta rede social é fundamental para que as angústias não sejam personalizados no professorpt_BR
dc.format.extent15 p.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectInclusão (Educação)pt_BR
dc.titleAngústias docentes no processo de inclusão discentept_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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