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    Angústias docentes no processo de inclusão discente

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    R - E - MANASSES FERMINO LOURENCO.pdf (746.9Kb)
    Date
    2015
    Author
    Lourenço, Manassés Fermino
    Metadata
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    Subject
    Formação de professores
    Inclusão (Educação)
    xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
    Monografia Especialização Digital
    Abstract
    A inclusão está presente como demanda e função em todas as escolas públicas ou privadas deste país, pois em seu artigo 205 a Constituição Federal dá a garantia do acesso à escola comum a todos, sem discriminação de nenhuma espécie. "A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho." No curso ministrado no Colégio Estadual Gabriel de Lara no Município de Matinhos - PR, foram trabalhados todos os eixos propostos pelo curso Gestão e Processos em Educação, Diversidade e Inclusão (GPEDI); com essa vivência embaso os argumentos deste artigo que tem por objetivo confrontar o ideário legal e teórico inclusivo ou seja, aqueles que apontam para a necessária transformação das metodologias educacionais tradicionais; para também tanto busco alguns elementos históricos para compreender o presente na sua materialidade inclusiva e cotidiana na escola onde atuo. As vivências durante a formação no GPEDI permitiu perceber que todos os professores envolvidos no processo falaram sobre o valor da inclusão dos alunos e suas diversidades nas escolas, mas que em sua maioria não podem contam com uma estrutura e formação que possibilitem o " pleno desenvolvimento da pessoa", isto contrasta intensamente com as proposições das políticas e leis já em vigência. Esta materialidade permite considerar a fragilidade entre o ideário e a sua consecução e considerando ainda a formação dos professores e demais sujeitos escolares ainda há muito a ser trabalhado e que as questões sobre esse tema também estão para além dos espaços da escola, implica numa inclusão social e cultural, portanto a Educação precisa interagir com o meio que habita para que haja um processo mais completo para que as diferenças deixem de ser objeto de espanto subalternizante, logo a inclusão, seja ela escolar ou não, é tema e responsabilidade das relações humanas. Compreender a significância e correlação desta rede social é fundamental para que as angústias não sejam personalizados no professor
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/43010
    Collections
    • Gestão e processo em educação, diversidade e inclusão [54]

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