Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMarafon, Daniellept_BR
dc.contributor.authorBorba, Lilian Macedopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Gestão e Processo em Educação, Diversidade e Inclusãopt_BR
dc.date.accessioned2022-06-27T23:33:49Z
dc.date.available2022-06-27T23:33:49Z
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/43008
dc.descriptionOrientador: Daniele Marafonpt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação, Diversidade e Inclusãopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem por objetivo apresentar as práticas pedagógicas desenvolvidas por meio do lúdico em uma escola da rede municipal de ensino, no Município de Paranaguá-PR, na Ilha dos Valadares. Foram usados jogos, brinquedos e brincadeiras da cultura local que eram visto como passatempos para preparar o terreno do ensino e da aprendizagem. Ressalvo aqui, que no campo da aprendizagem existe um processo, onde o tempo, o espaço e as relações com que a criança adquire através da prática nem sempre reagem com o que esperamos previamente. No planejamento das atividades buscou–se suporte teórico nos estudos e reflexões de Bressan (1998), Wajskop (2001), Piaget (1973), Marcelino (1990), Kishimoto (1994). Por meio do lúdico, pode-se perceber que a aprendizagem é ativa, dinâmica e contínua, com experiências sociais, que tem a capacidade de conectar o indivíduo com sua cultura e seu meio. Permite construir as bases socioculturais relevantes tanto para o aprendizado escolar, quanto na ação do sujeito no seu meio.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online (21 p.) : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectLudico na escolapt_BR
dc.subjectEnsino fundamental - Paranaguá (PR)pt_BR
dc.subjectAprendizado socialpt_BR
dc.titleLúdico e a educação infantilpt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples