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dc.contributor.advisorPinto, José Simão de Paula, 1963-pt_BR
dc.contributor.authorPaula, Kaoane Stival, 1990pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização MBA em Inteligência de Negóciospt_BR
dc.date.accessioned2018-10-29T21:53:26Z
dc.date.available2018-10-29T21:53:26Z
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/43004
dc.descriptionOrientador : José Simão de Paula Pintopt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização MBA em Inteligência de Negóciospt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Estuda e avalia, sob o enfoque da ergonomia da informação, a usabilidade do canal de autoatendimento bancário Internet Banking (IB) da instituição financeira HSBC. Para alcançar esse objetivo, realiza-se a coleta de informações através da Avaliação Heurística proposta por Nielsen (1993), em que o sítio é analisado através de dez critérios: status do sistema; compatibilidade do sistema com o mundo real; controle do usuário e liberdade; consistência e padrões; prevenção de erros; reconhecimento ao invés de relembrança; flexibilidade e eficiência de uso; estética e design minimalista; ajuda aos usuários no reconhecimento, correção de erros e ajuda e documentação. Nesse processo, identifica a efetividade da interface, à luz dos elementos evidenciados na literatura pertinente. Destaca-se que no mundo tecnológico atual, no qual os serviços bancários são cada vez mais automatizados, a necessidade de incluir na Inteligência Organizacional esforços voltados à usabilidade dos produtos oferecidos. Os resultados demonstram que a interface do Internet Banking do HBSC, mesmo com alguns problemas de usabilidade, permite que os usuários concluam as operações desejadas de forma satisfatória. Apesar das falhas heurísticas encontradas serem de baixa severidade, é importante que sejam corrigidas, para tornar o site cada vez mais confortável e destaca-lo, perante os concorrentespt_BR
dc.format.extent44 p : il., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectErgonomiapt_BR
dc.subjectSistemas de informação gerencialpt_BR
dc.subjectSites da Web - Usabilidadept_BR
dc.subjectInstituições financeiraspt_BR
dc.titleErgonomia e informação : análise do Internet Banking do HSBCpt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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