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dc.contributor.advisorPécora Junior, José Eduardo, 1976-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produçãopt_BR
dc.creatorSfeir, Tamires de Almeidapt_BR
dc.date.accessioned2024-04-19T15:37:39Z
dc.date.available2024-04-19T15:37:39Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/42822
dc.descriptionOrientador: Prof. José Eduardo Pécora Juniorpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. Defesa: Curitiba, 25/02/2016pt_BR
dc.descriptionInclui referências : f. 84-92pt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Pesquisa operacionalpt_BR
dc.description.abstractResumo: A indústria florestal possui importante papel em diversos países. No Brasil o setor florestal foi responsável por aproximadamente $10 bilhões do total das exportações nacionais e no Canadá por cerca de $ 29 bilhões. No entanto, como outros setores, a indústria florestal sofreu com o impacto gerado pelas incertezas da economia global e enfrenta o declínio dos meios de comunicação baseados em papel. Para que os índices obtidos pelo setor continuem a melhorar, a constante busca pela racionalização do uso de recursos na cadeia de suprimentos desta indústria é necessária. Para alcançar este objetivo, há mais de 50 anos a indústria florestal faz uso de técnicas da Pesquisa Operacional para o planejamento e otimização de sua cadeia, seja para melhorar o manejo ou tornar mais eficiente, por exemplo, a entrega de produtos para clientes. O presente trabalho tem por objetivo auxiliar no planejamento da etapa de aquisição de matéria-prima da cadeia de suprimentos de uma empresa produtora de polpa e papel, localizada na Província de Québec, Canadá, minimizando custos relacionados a esta etapa, como custos de transporte, abertura de estoques e manuseio de carga nos mesmos. Propõe-se para tanto, um modelo de programação linear inteira misto, que considera em sua formulação os efeitos causados pelas políticas de restrição de carga impostas pelo governo provincial durante o período de degelo, bem como a influência da redução do teor de umidade na madeira causado pela secagem ao ar livre, durante seu armazenamento em estoques nos custos de transporte. O modelo proposto foi implementado na linguagem C++ e sua solução obtida pelo solver CPLEX. Os resultados obtidos foram comparados ao modelo de transporte tradicional a fim de avaliar sua qualidade. Em todas as instâncias testadas o modelo proposto alcançou um custo total menor que o modelo de transporte, com baixo tempo de processamento, atingindo sempre o valor ótimo.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Forestry industry plays an important role in several countries. In Brazil, the forest sector accounted for approximately $ 10 billion of total national exports and about $ 29 billion in Canada. However, like many other industry sectors, the forestry industry felt the effects of the world's economic downturn and have faced the decline of the paper-based communication products.In order to continue evolve the results obtained by the forest industry the rational use of resources in its supply chain is required. To meet this goal, for over 50 years the forest industry makes use of Operations Research techniques for planning and optimizing its supply chain, as for example to improve the forest management or make the product delivery process more efficient. The present work aims to assist at the procurement stage of supply chain planning of a pulp and paper company, based in the province of Quebec, Canada, in order to minimize costs encountered during this stage, such as transport, handling and stockyards opening costs. We propose a mixed integer linear programming model, which incorporates in its formulation the effects of the weight restriction zones, imposed during the thawing periods by the Quebec's government and the reduction of the wood moisture caused by the air drying effect, on the transportation costs. The proposed model was implemented using C++ programing language and solved with CPLEX. Results obtained with computational experiments were compared with results achieved by the traditional transportation model, in order to evaluate the model quality. In every tested instance, the proposed model reached lower costs when compared to the transportation model, with low computational times, always reaching the solutions global optimum.pt_BR
dc.format.extent94 f. : il., alguma color.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectEngenhariaspt_BR
dc.subjectFlorestas - Manejopt_BR
dc.subjectFlorestaspt_BR
dc.subjectProgramação linearpt_BR
dc.titlePlanejamento da etapa de aquisição da cadeia de suprimentos da indústria florestal : aplicação em indústria canadensept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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