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dc.contributor.advisorBattaiola, André Luiz, 1956-pt_BR
dc.contributor.authorCezarotto, Matheus Araujo, 1991-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Designpt_BR
dc.date.accessioned2020-05-20T12:57:22Z
dc.date.available2020-05-20T12:57:22Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/42817
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. André Luiz Battaiolapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Design. Defesa: Curitiba, 16/02/2016pt_BR
dc.descriptionInclui referências : f. 162-169pt_BR
dc.description.abstractResumo: A Discalculia do Desenvolvimento (DD), é um distúrbio que afeta a capacidade de aprendizagem em competências básicas da aritmética. As suas dificuldades são caracterizadas como severas e persistentes ao longo do desenvolvimento da criança, desse modo impactando significativamente em todos os aspectos de sua vida que exigem habilidades matemáticas. Presume-se como sua causa uma disfunção específica no funcionamento cerebral, com uma estimativa de que cerca de 3 a 6% das crianças em fase escolar possuem a discalculia do desenvolvimento. Jogos eletrônicos são populares como mídia de entretenimento porque proporcionam um tipo de diversão que motiva seus usuários, além disso, os jogos são considerados um significativo meio de comunicação e expressão contemporânea. Atualmente, diversas áreas de pesquisa visualizam os jogos como uma ferramenta potencializadora da motivação nas mais variadas atividades, como, no uso empresarial, na aprendizagem escolar, em treinamentos cognitivos etc. Na área da neuropsicologia dos transtornos de aprendizagem escolar, os jogos têm sido explorados como instrumentos adaptativos a proporcionar um ambiente de treinamento intenso e motivador para o usuário durante programas de reabilitação neuropsicológica, nesta prática os indivíduos em sua grande maioria crianças, necessitam treinar habilidades cognitivas específicas, as quais são prejudicadas por transtornos de aprendizagem que afetam o progresso típico em disciplinas escolares. Este tipo de reabilitação é aplicado por psicólogos com ênfase em neuropsicologia. Análises revelaram que o design de jogos para essa aplicação específica não é sistematizado, pois, em geral, são desconsiderados os estudos provenientes da área do game design. Essa deficiência limita as reais possibilidades de uso desses jogos, em especial no quesito motivacional. Neste contexto, esta pesquisa tem como foco central o design de jogos direcionados para crianças com problemas de discalculia do desenvolvimento. Assim, esta dissertação apresenta uma combinação entre os estudos da área da neuropsicologia dos transtornos da aprendizagem escolar, com os elementos advindos da área do game design relacionados à experiência do jogador. Em termos de método, a pesquisa se caracteriza como exploratória, qualitativa e aplicada, utilizando como procedimentos: pesquisa bibliográfica, estudo analítico, estudo de caso, triangulação dos dados e avaliação com especialistas. Como resultado, propõe-se um conjunto de recomendações com ênfase na motivação do usuário, a serem consideradas durante o desenvolvimento de jogos para essa prática específica, de forma a permitir que os desenvolvedores contemplem as especificações da neuropsicologia e também do game design.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Developmental Dyscalculia (DD) is a specific learning disability affecting the normal acquisition of arithmetic skills, children with this disorder has a severe and persistent difficulty along their development, affecting all the aspects of a child's life that demand of mathematical abilities. Presumed to be due to a specific impairment in brain function, the prevalence estimates that around 3% to 6% of children school-age have Developmental Dyscalculia (DD). Electronic games are considered a popular entertainment media because they provide a type of fun that motivate the users, moreover, games are considered a significative way of communication and a contemporary expression. Nowadays, several research areas visualize the games as a powerful tool to motivate activities in the most varied contexts, for example, corporate training, school learning, cognitive training, etc. In the field of Neuropsychology of learning disabilities, electronic games have been applied during the neuropsychological rehabilitation as an adaptive instrument to provide an intense and motivator environment of training for the user. In a rehabilitation, most of the users are children in school-age. These children need to train specifics cognitive skills which are prejudiced for learning disabilities, these difficulties affect typical progress in discipline schools. Psychologist are the professionals responsible for lead Neuropsychological rehabilitation. We observed the development of these games are not systemized, in general owing to the absence of game design studies. Constraints in the game design limit the real possibilities of use these games, in particular on the motivational aspects. Taking into account, this dissertation focuses on design of games for children with developmental dyscalculia. Thus, we presented a combination of the Neuropsychology of learning disabilities studies and the game design elements related to the player experience. As method, the research approach is exploratory and qualitative, used as procedures: bibliographic review, systematic analysis, case study, data triangulation and expert's evaluation. As a result of this dissertation, a set of recommendations with emphasis on the user's motivation are presented, these recommendations consider the specifications of Neuropsychology and Game Design, which is proposed to be used during the development of games for neuropsychological rehabilitationpt_BR
dc.format.extent188 f. : il. algumas color.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectDesignpt_BR
dc.subjectJogos por computador - Motivaçãopt_BR
dc.subjectDesign de jogos - Educação - Discalculiapt_BR
dc.subjectDesign - Jogos por computador - Distúrbio da aprendizagempt_BR
dc.titleRecomendações para design de jogos, enquanto intervenções motivadoras para crianças com discalculia do desenvolvimentopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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