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dc.contributor.advisorHiga, Ivanilda, 1970-
dc.contributor.authorMello, Ana Cecília Romano de
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.date.accessioned2016-05-23T22:39:54Z
dc.date.available2016-05-23T22:39:54Z
dc.date.issued2015
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1884/42790
dc.descriptionOrientadora: Profª Drª Ivanilda Higa
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 10/12/2015
dc.descriptionInclui referências : f. 189-197
dc.description.abstractResumo: Esta investigação tem como principal objetivo compreender o desenvolvimento profissional do professor supervisor de estágio na socialização com os estagiários da licenciatura em Ciências Biológicas. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, na qual foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com cinco professores da Educação Básica da cidade de Curitiba (PR), supervisores de estagiários de Ciências Biológicas. Para a análise relacionam-se aspectos da trajetória dos professores com sua possibilidade de desenvolvimento profissional durante a supervisão de estágio. Ao mesmo tempo, articulou-se sua trajetória às condições concretas de supervisão, no que diz respeito à sua carreira, à escola, à parceria com a universidade e a escola, entre outros, que de alguma forma, influenciam na compreensão de seu desenvolvimento profissional durante o estágio. Essa articulação é feita tomando-se como base as contribuições de Day e Bourdieu, principalmente. Analisou-se também a articulação entre suas condições de supervisão e sua autonomia na relação com a universidade, assim como a autonomia da escola frente à universidade, entendendo essa relação como uma relação de poder entre campos educacionais. De forma geral, o desenvolvimento profissional durante o estágio possibilitado aos cinco professores ocorre como uma Ajuda no Trabalho. Também foi possível identificar os sentidos de Aspectos Materiais, Informativos, Conhecimentos e Motivacionais, a depender da trajetória e das condições de supervisão de cada professor. Percebe-se que a relação estabelecida por parte da universidade com os professores supervisores de estágio gera uma dependência destes com relação ao conhecimento e às pesquisas produzidos na universidade, assim como, da ajuda dos estagiários no seu trabalho. Nesse sentido, o estágio, apesar de possibilitar desenvolvimento profissional para os professores, reforça relações tecnicistas e pouco autônomas. Ressalta-se o caso de um professor que no seu relato faz referência à cultura de aprendizagem da sua escola, o que, aparentemente, torna possível uma menor dependência desse professor em relação aos conhecimentos produzidos pela universidade, uma vez que na sua escola também se estimula essa produção. Considera-se necessário, portanto, investir em parcerias entre universidade e escola que não reforcem a violência simbólica da universidade sobre a escola e possibilitem estágio supervisionado como forma de desenvolvimento profissional para os professores da Educação Básica articulado com suas necessidades formativas e que extrapolem a lógica tecnicista no trabalho do professor, podendo estimular sua autonomia e a autonomia da escola.
dc.description.abstractAbstract: This research aims to understand the professional development of the internship supervisor teachers at the socialization with the interns in Biological Sciences degree. It is a qualitative research, in which interviews were conducted with five teachers of Basic Education in the city of Curitiba (PR), whom were at the time supervisors of the Biological Sciences interns. For the analysis relate to aspects of the trajectory of the teachers that they were building their possibility of professional development during the internship supervision. At the same time, their career trajectory were articulated to the specific supervision conditions, regarding to their career, to the school, to the university-school partnership, among others, that in some way, influence the understanding of their professional development during the internship supervision. This articulation is made based on Day's and Bourdieu's conceptual framework, mostly. It was also examined the link between their conditions of supervision and autonomy in the relationship with the university, as well as the school autonomy face to the university autonomy, understanding this as a power relationship between educational fields. Generally, the professional development enabled to the five teachers during the training comes as a Help at Work. It was also possible to identify the ideas of Material Aspects, Information, Knowledge and Motivation, depending on their trajectory and their supervisory conditions. It can be seen that the relationship established by the university with the internship supervisors teachers creates a dependency of these with respect to knowledge and research produced at the university, as well as the help of interns in their work. In this sense, the internship, although enabling professional development for teachers, reinforces technicism and little autonomous relations. It is highlighted a case of a teacher who in his report refers to his school's learning culture, which apparently makes possible a smaller dependence of this teacher on the knowledge produced by the university, since in his school it is encouraged such production. It is considered necessary, therefore, to invest in university-school partnership that does not reinforce the symbolic violence of the University on the School. And also enable the supervised internship as a form of professional development to the Basic Education teachers, articulated to their formation needs and that goes beyond the technicist logic in the teacher's work, stimulating their autonomy and the school autonomy.
dc.format.extent203 f. : il.
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.languagePortuguês
dc.relationDisponível em formato digital
dc.subjectEstágio supervisionado
dc.subjectSupervisores escolares
dc.subjectDesenvolvimento humano
dc.titleDesenvolvimento profissional do professor supervisor de estágio durante a socialização com estagiários de ciências biológicas
dc.typeDissertação


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