O Estatuto da Criança e Adolescente nas escolas : um estudo sobre uma escola municipal de Irati / PR
Abstract
O presente artigo teve como objetivo pesquisar sobre como os professores tem trabalhado com Estatuto da Criança e Adolescente (ECA) pesquisa essa realizada em uma escola da rede municipal de Irati/PR. O estudo foi de caráter qualitativo. O instrumento de coleta de dados foi através de observação e questionário direcionado aos professores das Escolas. Esta pesquisa foi embasada num levantamento bibliográfico e também através de observação e questionários com corpo docente de uma Escola Pública do Município de Irati/Pr. Nossos professores precisam enfrentar os desafios que hoje se fazem presentes na escola e resgatar a importância de trabalhar com o Estatuto da Criança e Adolescente, pois o mesmo foi elaborado para garantir os Direitos dos mesmos. Constatamos também que existe a necessidade de capacitar e orientar o trabalho pedagógico entre os professores, através de estudos, buscando trabalhar o lado reflexivo e crítico do educando, que possam agregar a prática consciente e assim poder orientar quanto os Direitos Garantidos por lei aos nossos alunos.