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dc.contributor.advisorAdams, José Rodrigo Barthpt_BR
dc.contributor.authorLobo, Mara Cristina de Andrade e Souzapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação em Direitos Humanospt_BR
dc.date.accessioned2022-07-19T18:07:43Z
dc.date.available2022-07-19T18:07:43Z
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/42668
dc.descriptionOrientador: José Rodrigo Barth Adamspt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação em Direitos Humanospt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractO presente estudo visa pesquisar os impactos sócios educacionais causados em alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, filhos de pais que estejam na situação de encarceramento. Para tanto foi realizado um levantamento bibliográfico sobre o assunto onde as fontes de pesquisa foram Scielo e o sistema de Bibliotecas UFPR. Na pesquisa bibliográfica levantada, o enfoque dado foi ao processo de estigmatização que estes alunos sofrem a necessidade de se manter o convívio com os pais encarcerados x as situações humilhantes pelas quais as crianças passam no momento da visita, a precariedade da tutela das crianças que ficam sem seus pais, assim como as características de seu comportamento em relação à escola A pesquisa também foi realizada em uma escola do município de Guaratuba, na qual a pesquisadora atua como orientadora educacional, onde foram realizados levantamentos via questionário sobre o conhecimento das professoras a respeito do número de alunos que se encontram nessa situação, assim como o conhecimento e preparo das professoras para atuar junto a estes alunos. Conclui-se que estas crianças vivem inúmeras situações que contrariam os Direitos Humanos, desde acabarem por serem penalizadas junto com seus progenitores quando estes são encarcerados a sofrerem o estigma de serem filhos destes e apresentarem inúmeras consequências impactantes às suas vidas escolares. Além disso, observou-se que este é um assunto pouquíssimo pesquisado no Brasil e que são inexistentes as políticas públicas na área.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online (23 p.) : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectFilhos de criminosospt_BR
dc.subjectEstudantes - Psicologiapt_BR
dc.subjectDireitos humanos - Educaçãopt_BR
dc.titleOs impactos sócio-educacionais causados em alunos da educação infantil e das séries iniciais do ensino fundamental, filhos de encarceradospt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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