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dc.contributor.advisorVergara, Édina Mayer, 1962-pt_BR
dc.contributor.authorKehl, Solange Triunfopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação Ambiental com Ênfase em Espaços Educadores Sustentáveispt_BR
dc.date.accessioned2021-11-16T19:13:52Z
dc.date.available2021-11-16T19:13:52Z
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/42594
dc.descriptionProfessor Orientador: Edna Mayer Vergarapt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação Ambiental com ênfase em Espaços Educadores Sustentáveispt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: A evolução social abriu as portas da escola para a inclusão. A escola deve estar preparada para acolher as diferenças. No entanto, nem sempre a formação do professor é apropriada para entender e superar todas as dificuldades apresentadas por alguns de seus alunos. Os Transtornos Globais do Desenvolvimento, por exemplo, mostram-se dentro do ambiente de sala de aula, desafios constantes, seja pela diversidade de atitudes e de comportamentos apresentados por seus portadores seja pelo desafio de confronto direto com a homogeneização, que neste caso, não ocorre. A Sala de Recursos, bem como professores especializados que acompanham alunos com Transtornos Globais é, um espaço privilegiado de conhecimento e apoio ao professor da classe regular. Neste espaço, através de atendimento personalizado e individualizado, o professor, com habilidades e técnicas específicas e principalmente utilização de jogos, materiais pedagógicos específicos e outros instrumentos, trabalhará o aluno em suas dificuldades buscando o crescimento e a superação. A união entre a família, o professor de sala regular e o professor de sala de recursos forma um conjunto poderoso capaz de remover as barreiras que impedem o sucesso escolar da criança. Em suma, todos precisam trabalhar pelo mesmo objetivo e todos os recursos que puderem ser utilizados para que a criança aprenda e supere suas dificuldades, são válidos. O presente trabalho aprofundou o olhar sobre estas particularidades clínicas de desenvolvimento motor e cognitivo que acomete os alunos em idade inicial escolar além de falar sobre a importância da sala de recursos no conjunto de trabalhos realizados com eles em prol de seu máximo desenvolvimento. A busca de conhecimentos ocorreu através de pesquisas bibliográficas na formação do referencial teórico que em seguida, foi confrontado com a observação da prática diária em salas de Ensino Fundamental Séries Iniciais. É com satisfação que constato que a realidade no que tange à inclusão de alunos com Transtornos Globais do Desenvolvimento vem evoluindo ano após ano, não somente em garantias regimentais e elaboração de leis, mas principalmente no acesso e apoio ao aluno dentro de sala de aula, oferecendo a ele a oportunidade de aprender e superar suas dificuldades.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo (27 p.) : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.titleA sala de recursos como apoio aos alunos com transtornos globaispt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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