A educação infantil no município de Colombo
Date
2015Author
Lima, Luciana Cristiele de Castro
Metadata
Show full item recordSubject
Inclusão educacionalEducação infantil
Educação infantil - Colombo (PR)
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Monografia Especialização DigitalAbstract
O grupo de trabalho GEPDI (Gestão de Processos Diversidade e Inclusão) realizou ações no município de Colombo, destinado aos educadores de diversos departamentos e de todas as etapas de ensino cujo intuito foi pensar a educação infantil no seu contexto, não somente evidenciando a perspectiva da sua importância, mas extrapolando seu foco para o fundamental, ou seja, a oferta. Dado os números populacionais do município a necessidade de espaços físicos de atendimento deveria ser muito além dos apresentados atualmente. Pensar a necessidade de ampliação das vagas significa inferir sobre políticas públicas sobre direito e cuidado, ou seja, onde estão às crianças cujas vagas não são garantidas, apesar dessa estarem asseguradas na legislação. Pensar a educação infantil ou a ausência desta no município de Colombo, região metropolitana de Curitiba evidencia não somente a ausência de políticas públicas, mas principalmente a falta de planejamento. Levando em consideração dados levantados através do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) o crescimento populacional tem crescido em desarmonia com a rede educacional. A relevância desta etapa de ensino é destaca justamente por ser esta a fase inicial, ou seja, a porta de entrada para a vida escola da criança e do futuro adolescente, fase em que muitos aspectos da psicologia definem como bastante importantes para que sejam desenvolvidas características necessárias não apenas para o êxito futuro na continuidade dos estudos, mas para a vida em sociedade.