• Login
    View Item 
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Gestão e processo em educação, diversidade e inclusão
    • View Item
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Gestão e processo em educação, diversidade e inclusão
    • View Item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    A educação infantil no município de Colombo

    Thumbnail
    View/Open
    R - E - LUCIANA CRISTIELE DE CASTRO LIMA.pdf (853.9Kb)
    Date
    2015
    Author
    Lima, Luciana Cristiele de Castro
    Metadata
    Show full item record
    Subject
    Inclusão educacional
    Educação infantil
    Educação infantil - Colombo (PR)
    xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
    Monografia Especialização Digital
    Abstract
    O grupo de trabalho GEPDI (Gestão de Processos Diversidade e Inclusão) realizou ações no município de Colombo, destinado aos educadores de diversos departamentos e de todas as etapas de ensino cujo intuito foi pensar a educação infantil no seu contexto, não somente evidenciando a perspectiva da sua importância, mas extrapolando seu foco para o fundamental, ou seja, a oferta. Dado os números populacionais do município a necessidade de espaços físicos de atendimento deveria ser muito além dos apresentados atualmente. Pensar a necessidade de ampliação das vagas significa inferir sobre políticas públicas sobre direito e cuidado, ou seja, onde estão às crianças cujas vagas não são garantidas, apesar dessa estarem asseguradas na legislação. Pensar a educação infantil ou a ausência desta no município de Colombo, região metropolitana de Curitiba evidencia não somente a ausência de políticas públicas, mas principalmente a falta de planejamento. Levando em consideração dados levantados através do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) o crescimento populacional tem crescido em desarmonia com a rede educacional. A relevância desta etapa de ensino é destaca justamente por ser esta a fase inicial, ou seja, a porta de entrada para a vida escola da criança e do futuro adolescente, fase em que muitos aspectos da psicologia definem como bastante importantes para que sejam desenvolvidas características necessárias não apenas para o êxito futuro na continuidade dos estudos, mas para a vida em sociedade.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/42586
    Collections
    • Gestão e processo em educação, diversidade e inclusão [85]

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Browse

    All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_typeThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_type

    My Account

    LoginRegister

    Statistics

    View Usage Statistics

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV