dc.contributor.author | Koerich, Anielly, 1988- | pt_BR |
dc.contributor.other | Tauscheck, Neusa Maria, 1967- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação Ambiental com Ênfase em Espaços Educadores Sustentáveis | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-11-08T17:56:09Z | |
dc.date.available | 2021-11-08T17:56:09Z | |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/42576 | |
dc.description | Orientadora : Prof.ª Ms. Neusa Maria Tauscheck | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação Ambiental com Ênfase em Espaços Educadores Sustentáveis | pt_BR |
dc.description | Inclui referências: p. 21-22 | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: Este trabalho, apresentado como parte final do curso de Especialização em Educação Ambiental: Espaços Educadores Sustentáveis da Universidade Federal do Paraná – Setor Litoral tem como principal foco apresentar uma vivência em Educação Ambiental atrelada ao Projeto de Intervenção Horta Escolar, que aconteceu na Escola Estadual São Francisco município de Paranaguá / PR. Esse projeto teve como proposta direcionar os educandos para percepções relacionadas as questões ambientais. Para isso, houve uma busca de conceitos e pensamentos referentes a estes temas, com olhares voltados para uma Intervenção Escolar que dessem subsídios de reconhecimento de atitudes, em relação ao meio ambiente. A Horta Escolar como um laboratório vivo, traz consigo determinadas funções atreladas aos conteúdos de ciências naturais, como alimentação saudável, práticas de preservação e manutenção do meio ambiente, entre outras. Logo, tais reflexões estão contidas neste texto. Pois, tal abordagem está diretamente conectada as propostas interventivas da horta e anexada ao processo de Educação Ambiental. Assim, pensar em formas de trabalho e propostas de intervenção é visto como essencial para um bom desenvolvimento de atividades ligadas a tais temas, pela importância que estes englobam e pela qualidade do processo de ensino ao qual serão ofertadas. Neste texto são expostas vivências consideradas significativas para o assunto, bem como a organização, divisão do planejamento por etapas | pt_BR |
dc.format.extent | 1 arquivo (22 p.) : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Educação ambiental | pt_BR |
dc.title | Educação ambiental e a horta : da escola para a casa do educando | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |