Mostrar registro simples

dc.contributor.authorAlves, Sandro Alex Rosapt_BR
dc.contributor.otherMarafon, Daniellept_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Gestão e Processo em Educação, Diversidade e Inclusãopt_BR
dc.date.accessioned2021-09-14T12:02:43Z
dc.date.available2021-09-14T12:02:43Z
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/42562
dc.descriptionOrientadora: Profª. Dra. Danielle Marafonpt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Gestão e Processos em Educação, Diversidade e Inclusãopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Este trabalho tem por objetivo analisar as possíveis práticas pedagógicas utilizadas na educação infantil. Foi realizado um levantamento referente às práticas de ensino em um CMEI, localizado na região de Almirante Tamandaré PR e em dois localizados no bairro Cachoeira, Curitiba PR. Os resultados comprovaram que as creches deixaram de ser depósitos de crianças essencialmente, assistencialista e que seguem rigorosas rotinas, tendo por objetivo educar as crianças e prepará-las para a entrada na escola. As crianças são estimuladas por meio de atividades lúdicas, jogos e peças teatrais a exercitar as suas capacidades motoras e cognitivas, a fazer descobertas e a iniciar o processo de alfabetização. As educadoras responderam um questionário relacionado à rotina das crianças, práticas de ensino, número de educadoras por modalidade de ensino e projetos de conscientização elaborados no CMEI. A proposta pedagógica é sem dúvida uma ferramenta importante, se não fundamental, para o sucesso do processo educacionalpt_BR
dc.format.extent1 arquivo (12 p.) : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.titleMetodologias de ensino na educação infantil : desafios na educação infantilpt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples