Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMarafon, Daniellept_BR
dc.contributor.authorSantos, Fatima Teresinha Oliveira dospt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Gestão e Processo em Educação, Diversidade e Inclusãopt_BR
dc.date.accessioned2022-07-04T23:18:17Z
dc.date.available2022-07-04T23:18:17Z
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/42542
dc.descriptionOrientadora: Danielle Marafonpt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação, Diversidade e Inclusãopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractO presente artigo tem por objetivo abordar que o lúdico e o brincar na Educação Infantil são estímulos para o desenvolvimento cognitivo, afetivo, físico e social da aprendizagem e da construção do conhecimento da criança e assim romper o pensamento de que o brincar é apenas um passa tempo. Portanto, utilizou-se uma pesquisa de natureza bibliográfica e elencaram-se assuntos pertinentes para esse entendimento. Desse modo, foi explanada sobre a importância do estímulo para o desenvolvimento Infantil; a ludicidade no contexto da Educação; a brinquedoteca escolar e o desenvolvimento da criança; o jogo na visão de Piaget, Vygotsky e Wallon dentre outros o decorrer do trabalho. Se o brincar é instrumento para o desenvolvimento físico, cognitivo, psicológico da criança, é também instrumento que estimula o conhecimento intelectual da mesma. O momento que a criança brinca, ela cria espaço para a reconstrução do conhecimento. É brincando que se permite aprender a lidar com as emoções. Pelo brincar, a criança equilibra as tensões provenientes de seu mundo cultural, construindo sua individualidade, sua marca pessoal, sua personalidade. Sendo assim, fica claro que o jogo permite à criança buscar soluções além da sua maturidade para os problemas apresentados, e isso ela consegue por meio da imitação e das regras apresentadas nos jogos e brincadeiras, facilitando assim o desenvolvimento da aprendizagem.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online (17 p.) : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectLudico na escolapt_BR
dc.subjectDesenvolvimento cognitivopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento infantilpt_BR
dc.subjectBrincadeiras na educaçãopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.titleO lúdico e o brincar na educação infantilpt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples