A experiência do GPEDI a partir do módulo de Gestão e Processos de Inovação Metodológica
Abstract
Este estudo é um relato da experiência vivenciada, das sínteses das aprendizagens experimentadas, problematizadas e coletivamente construídas com professores e agentes educacionais I e II das Escolas Estaduais de Colombo-PR através da prática do processo de multiplicação do conhecimento adquirido no curso de Especialização Gestão em Processos em Educação, Diversidade e Inclusão (GPEDI) turma 2014 da Universidade Federal do Paraná – UFPR - Setor Litoral dentro da perspectiva do conteúdo metodológico aplicado no Módulo II de Gestão e Processos de Inovação Metodológica para a Diversidade e Inclusão na Educação. O objetivo deste é destacar a experiência que permitiu produzir saberes, exercitar, refletir e discutir sobre as metodologias aplicadas na educação no sentido de incentivar a prática da inovação metodológica no cotidiano escolar; assim, a metodologia utilizada para troca de ideias e reflexão foi organizada através de leitura de textos, dinâmicas de grupos, vídeos e elaboração de atividade em grupo envolvendo iniciativas de inovação metodológica com o intuito de mobilizar e legitimar princípios e ações - a partir dos territórios escolares – incentivando a autonomia como princípio básico para enfrentamento dos desafios. As conclusões, a que a experiência já permitiu até aqui, indicam que a construção de saberes dentro de uma perspectiva emancipatória, quebra de paradigmas, autonomia, comprometimento, compromisso, dedicação, respeito, amor e principalmente um novo olhar para o educando podem colaborar e muito para o início de uma grande mudança dentro do contexto da escola como um todo, pois os recursos metodológicos como (livros, quadra de esportes, sala de informática, laboratório de ciências, entre outros) estão disponíveis para serem utilizados, o que falta é a iniciativa e legitimação das atitudes do dia a dia dos educadores partindo do individual para o coletivo, no sentido de que as mudanças e melhorias aconteçam de forma progressiva e contínua no âmbito da escola como um todo. Isso se constitui como uma metodologia de desenvolvimento mais humanizado, permitindo ressignificações positivas na relação educador-educando no sentido do fortalecimento deste vínculo. Vale destacar de imediato que esta experiência proporcionou a quebra de paradigma categórico estabelecido pelo distanciamento da relação existente no dia a dia entre professores e agentes educacionais I e II, primeiramente pelo fato de uma agente educacional II estar na condição de professora propondo atividades e intermediando discussões dentro do conteúdo de Gestão e Processos de Inovação Metodológica para Diversidade e Inclusão na Educação e segundo por poder presenciar o encontro de profissionais da educação, pessoas de diversos tipos, cada qual com a sua história de vida, e ainda assim desfrutar de momentos de entrosamento, troca de ideias, saberes e conhecimentos dentro de um ambiente respeitoso e acolhedor com o objetivo em comum de todos na busca de aprendizado e motivação para continuar a caminhada de trabalho dentro da escola.