Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorVergara, Édina Mayer, 1962-pt_BR
dc.contributor.authorBraga, Cristiane de Oliveirapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Gestão e Processo em Educação, Diversidade e Inclusãopt_BR
dc.date.accessioned2022-06-07T19:34:44Z
dc.date.available2022-06-07T19:34:44Z
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/42536
dc.descriptionOrientador : Édina Mayer Vergarapt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação, Diversidade e Inclusãopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractEste artigo apresenta uma análise da educação inclusiva, com o relato de uma experiência vivenciada durante a multiplicação do curso de Especialização em Gestão e Processos em Educação, Diversidade e Inclusão, realizada na UFPR Litoral em Matinhos - PR, proporcionando momentos de reflexão e ampliação dos conhecimentos docentes em relação aos processos de diversidade e inclusão. Promovendo a troca de experiências pedagógicas que funcionaram no cotidiano das práticas educativas das escolas públicas, entre os professores da Associação de Pais e Amigos do Excepcional - APAE, da Educação Infantil, do Ensino Fundamental dos anos iniciais e finais, para com os alunos do 1º e 2º ano do curso de Formação de Docentes. A metodologia utilizada durante a citada formação destacou o estudo da legislação e de fundamentos teóricos bem como de metodologias inovadoras desenvolvidas através de dinâmicas, oficina de jogos inclusivos, palestra com profissionais especializados na área da Saúde compartilhando processos de gestão, experiências positivas ou fragilizadas, a formação continuada que problematizou dúvidas e aflições com as quais se deparam os professores no imenso campo da inclusão. Esta vivência permitiu concluir que a formação continuada é um potencial em si, mesma para uma vivência inclusiva e de empoderamento docente auxiliando no cotidiano inclusivo na escola, fortalecendo-a desde a inclusão das demandas do professor, visando à qualidade da educação.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online (21 p.) : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectEducação especial - Formaçãopt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectInclusão (Educação)pt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.titleFormação para a competência inclusiva na educação : análise de uma experiênciapt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples