Buscar
Itens para a visualização no momento 1-10 of 10
As provas
(2015)
Este artigo traz um recorte das vivências tidas em cinco realidades diferentes por uma professora recém-formada e ingressa na rede estadual de ensino, pelo Processo Seletivo Simplificado, o chamado PSS. A narrativa segue ...
Formação para a competência inclusiva na educação : análise de uma experiência
(2015)
Este artigo apresenta uma análise da educação inclusiva, com o relato de uma experiência vivenciada durante a multiplicação do curso de Especialização em Gestão e Processos em Educação, Diversidade e Inclusão, realizada ...
Breves reflexões a respeito da educação do campo a partir do GPEDI : a educação do campo é verdadeiramente do campo em Paranaguá?
(2018)
Este artigo tem por objetivo fazer uma breve reflexão sobre a Educação do Campo no Brasil e em Paranaguá, a partir da multiplicação da especialização "Gestão Em Processos da Educação, Diversidade e Inclusão" da UFPR Litoral, ...
A educação infantil na Ilha dos Valadares : trajetória e práticas
(2018)
Este trabalho tem o propósito de registrar como concebeu a Educação Infantil como a primeira etapa da Educação Básica na Ilha dos Valadares. Objetivando resgatar a história da Educação Infantil na comunidade e valorizar ...
Reflexões sobre a educação do campo em Rio Branco do Sul
(2015)
A Educação do Campo é uma Política Pública em desenvolvimento. Compreendendo este fato, o presente estudo irá investigar as condições da Educação do Campo nas séries iniciais do Ensino Fundamental no município de Rio Branco ...
A importância da formação continuada do professor da educação infantil
(2018)
O trabalho intitulado "A Importância da Formação Continuada do Professor da Educação Infantil" tem como objetivo apresentar reflexões em relação a formação continuada dos professores da Educação Infantil. Para tanto, usou-se ...
Proposta de criação de projetos de aprendizagem baseados em problemas como metodologia inovadora
(2015)
Este artigo é um relato das experiências e das sínteses elaboradas durante o processo de multiplicação do curso de especialização em Gestão e Processos de Educação, Diversidade e Inclusão da Universidade Federal do Paraná ...
A primeira formação de docentes : repensar a atualidade
(2015)
O estudo tem por objetivo o relato de como se deu a trajetória do Curso de Formação de Docentes de Colégios Estaduais no Estado do Paraná, com professores da Rede Municipal e Estadual que atuam em sala de aula ou atuaram ...
O professor como intelectual orgânico observado nas multiplicações do GPEDI e as diferentes metodologias utilizadas
(2018)
Este artigo tem por objetivo analisar o papel do professor (multiplicador) como intelectual orgânico, no processo de multiplicação do conhecimento dos módulos da base curricular do GPEDI, em suas diversas formas de ...
Angústias docentes no processo de inclusão discente
(2015)
A inclusão está presente como demanda e função em todas as escolas públicas ou privadas deste país, pois em seu artigo 205 a Constituição Federal dá a garantia do acesso à escola comum a todos, sem discriminação de nenhuma ...