Itens para a visualização no momento 52-71 of 85

    • Gestão escolar democrática e participativa uma gestão para todos 

      Ribeiro, Joycianne Cristina Cabral (2019)
      Este artigo aborda a relação entre a escola e a comunidade, com conteúdo relacionado à gestão escolar. O objetivo geral foi mostrar o impacto positivo criado pela junção da escola e a comunidade e entender a importância ...
    • A hiperatividade e os jogos lúdicos como estratégia para a aprendizagem 

      Garrett, Marilda de Almeida (2015)
      Com frequência os professores encontram em suas turmas crianças agitadas, hiperativas, que não conseguem manter a atenção focalizada nas atividades escolares que exigem concentração mais profunda ou por mais tempo. Esse ...
    • A importância da construção coletiva do PPP, na organização do trabalho pedagógico e para o fortalecimento da gestão democrática da escola 

      Souza, Mislaine Maria de (2018)
      Os estudos acerca dos Projetos Político Pedagógicos inserem-se na contextualização da atual conjuntura das políticas educacionais, sendo assim, pensar a construção deste documento é refletir sobre a escola, seu papel, sua ...
    • A importância da formação continuada do professor da educação infantil 

      Costa, Josislaine Rodrigues da (2018)
      O trabalho intitulado "A Importância da Formação Continuada do Professor da Educação Infantil" tem como objetivo apresentar reflexões em relação a formação continuada dos professores da Educação Infantil. Para tanto, usou-se ...
    • Inclusão : alavanca ou inércia? 

      Lima, Maria Aparecida de (2015)
      Resumo: Este artigo objetiva discutir as percepções e angustias expressas pelos Educadores ou Gestores, quando se deparam com situações de Inclusão direta, sem a devida orientação. Partindo do pressuposto de que a gestão ...
    • Inclusão escolar : um novo olhar sobre os alunos de inclusão 

      Azevedo, Luzia de (2015)
      O trabalho propõe uma reflexão sobre a socialização e aprendizagem em inclusão dos alunos na escola inclusiva, fazendo com que os professores reflitam sobre a importância de uma educação inclusiva para a emancipação dos ...
    • Infância, intervenção e ludicidade na educação infantil 

      Araujo, Elaine Giceli Machado Alves de (2013)
      Este artigo é o resultado da experiência vivenciada no curso de Gestão e Processos de Educação da Infância, realizado com professores da rede publica privada e tutores da rede Municipal de Itaperuçu, com orientações dos ...
    • Inovações metodológicas 

      Castro, Thamires Karina de (2015)
      A expectativa de todo indivíduo é de se apropriar de conhecimento produzido no campo da educação escolar, por isso, a impossibilidade de acesso a esse tipo de direito restringe a ação e identificação do ser humano na ...
    • Jogos, brincadeiras, educação infantil 

      Daros, Laércio José (2015)
      O presente artigo visa analisar a importância do brincar no desenvolvimento da aprendizagem na educação infantil. Tem como objetivo conhecer o significado do brincar, conceituar os principais termos utilizados para designar ...
    • Lúdico e a educação infantil 

      Borba, Lilian Macedo (2015)
      Este trabalho tem por objetivo apresentar as práticas pedagógicas desenvolvidas por meio do lúdico em uma escola da rede municipal de ensino, no Município de Paranaguá-PR, na Ilha dos Valadares. Foram usados jogos, brinquedos ...
    • O lúdico e o brincar na educação infantil 

      Santos, Fatima Teresinha Oliveira dos (2015)
      O presente artigo tem por objetivo abordar que o lúdico e o brincar na Educação Infantil são estímulos para o desenvolvimento cognitivo, afetivo, físico e social da aprendizagem e da construção do conhecimento da criança ...
    • Memórias coletivas de brinquedos e brincadeiras 

      Matos, Elísia Santos de (2015)
      Resumo: Este artigo é um relato das memórias coletivas de brinquedos e brincadeiras, que foram reexperimentadas no Módulo de Educação Infantil, repassado em AntoninaPR, fazendo parte do curso de especialização, Gestão de ...
    • Metodologia inovadora 

      Kobachuk, Patricia, 1973- (2015)
      Resumo: O mundo em que vivemos está em constante transformação, devido ao avanço tecnológico que se faz presente no cotidiano das pessoas. Acompanhando estas mudanças a Educação está aos poucos introduzindo propostas ...
    • Metodologias de ensino na educação infantil : desafios na educação infantil 

      Alves, Sandro Alex Rosa (2015)
      Resumo: Este trabalho tem por objetivo analisar as possíveis práticas pedagógicas utilizadas na educação infantil. Foi realizado um levantamento referente às práticas de ensino em um CMEI, localizado na região de ...
    • As metodologias inovadoras e suas aplicações em sala de aula 

      Goes, Fernanda Bittencourt de (2015)
      A experiência contida neste texto deriva de reflexões realizadas nas vivências e convivências da Multiplicação do Curso de Aperfeiçoamento Gestão e Processos em Educação, Diversidade e Inclusão, no Módulo "Gestão e Processos ...
    • Nucleação das escolas do campo do município de Paranaguá 

      Meduna, Cliciane de Souza, 1975- (2015)
      Este texto relata a situação de algumas comunidades do Campo, no município de Paranaguá, que tiveram suas escolas fechadas devido à falta de interesse e comprometimento do poder público que na intenção de reduzir custos, ...
    • Preconceito e discriminação contra as religiões ditas de matriz africana no município de Irati 

      Neves, Veridiana Cardoso (2015)
      O presente trabalho analisa a questão da intolerância religiosa às religiões de matrizes africanas na cidade de Irati - PR, as quais devem ser vistas como uma violação ao direito à liberdade religiosa, incluindo a liberdade ...
    • A primeira formação de docentes : repensar a atualidade 

      Schiochet, Vera Lúcia Moreira (2015)
      O estudo tem por objetivo o relato de como se deu a trajetória do Curso de Formação de Docentes de Colégios Estaduais no Estado do Paraná, com professores da Rede Municipal e Estadual que atuam em sala de aula ou atuaram ...
    • O processo de inclusão da criança com transtorno mental na educação infantil 

      Lopes, Marili Moreira (2018)
      O presente estudo tem como tema o processo de inclusão de criança com Transtorno Mental na Educação Infantil. Tendo como objetivo geral: analisar o processo de inclusão de Pessoa com Transtorno Mental em seus limites e ...
    • O professor como intelectual orgânico observado nas multiplicações do GPEDI e as diferentes metodologias utilizadas 

      Martins, Carlise Rosana Voss, 1972- (2018)
      Este artigo tem por objetivo analisar o papel do professor (multiplicador) como intelectual orgânico, no processo de multiplicação do conhecimento dos módulos da base curricular do GPEDI, em suas diversas formas de ...