Navegação Gestão e processo em educação, diversidade e inclusão por título
Itens para a visualização no momento 48-67 of 85
-
Gestão democrática : um desafio para a escola pública no município de Paranaguá
(2018)O presente artigo objetiva propor uma reflexão sobre a gestão democrática no espaço da escola pública com o grupo de cursista do Módulo de Gestão Democrática e Educação Popular no Polo Morozowski na cidade de Paranaguá. ... -
Gestão democrática e educação infantil : um olhar para as práticas pedagógicas
(2019)O presente estudo foi desenvolvido com o objetivo de compreender a Gestão Democrática da Escola/Educação Infantil Pública e analisar de que forma as educadoras articulam a concepção de gestão ao desenvolvimento de suas ... -
Gestão educacional democrática : contribuições para emancipação humana
(2018)O presente trabalho tem como finalidade problematizar alguns princípios da Gestão Democrática, da educação pública, a partir de experiências implementadas nas unidades educacionais do campo do município de Araucária. ... -
Gestão escolar democrática e participativa uma gestão para todos
(2019)Este artigo aborda a relação entre a escola e a comunidade, com conteúdo relacionado à gestão escolar. O objetivo geral foi mostrar o impacto positivo criado pela junção da escola e a comunidade e entender a importância ... -
A hiperatividade e os jogos lúdicos como estratégia para a aprendizagem
(2015)Com frequência os professores encontram em suas turmas crianças agitadas, hiperativas, que não conseguem manter a atenção focalizada nas atividades escolares que exigem concentração mais profunda ou por mais tempo. Esse ... -
A importância da construção coletiva do PPP, na organização do trabalho pedagógico e para o fortalecimento da gestão democrática da escola
(2018)Os estudos acerca dos Projetos Político Pedagógicos inserem-se na contextualização da atual conjuntura das políticas educacionais, sendo assim, pensar a construção deste documento é refletir sobre a escola, seu papel, sua ... -
A importância da formação continuada do professor da educação infantil
(2018)O trabalho intitulado "A Importância da Formação Continuada do Professor da Educação Infantil" tem como objetivo apresentar reflexões em relação a formação continuada dos professores da Educação Infantil. Para tanto, usou-se ... -
Inclusão : alavanca ou inércia?
(2015)Resumo: Este artigo objetiva discutir as percepções e angustias expressas pelos Educadores ou Gestores, quando se deparam com situações de Inclusão direta, sem a devida orientação. Partindo do pressuposto de que a gestão ... -
Inclusão escolar : um novo olhar sobre os alunos de inclusão
(2015)O trabalho propõe uma reflexão sobre a socialização e aprendizagem em inclusão dos alunos na escola inclusiva, fazendo com que os professores reflitam sobre a importância de uma educação inclusiva para a emancipação dos ... -
Infância, intervenção e ludicidade na educação infantil
(2013)Este artigo é o resultado da experiência vivenciada no curso de Gestão e Processos de Educação da Infância, realizado com professores da rede publica privada e tutores da rede Municipal de Itaperuçu, com orientações dos ... -
Inovações metodológicas
(2015)A expectativa de todo indivíduo é de se apropriar de conhecimento produzido no campo da educação escolar, por isso, a impossibilidade de acesso a esse tipo de direito restringe a ação e identificação do ser humano na ... -
Jogos, brincadeiras, educação infantil
(2015)O presente artigo visa analisar a importância do brincar no desenvolvimento da aprendizagem na educação infantil. Tem como objetivo conhecer o significado do brincar, conceituar os principais termos utilizados para designar ... -
Lúdico e a educação infantil
(2015)Este trabalho tem por objetivo apresentar as práticas pedagógicas desenvolvidas por meio do lúdico em uma escola da rede municipal de ensino, no Município de Paranaguá-PR, na Ilha dos Valadares. Foram usados jogos, brinquedos ... -
O lúdico e o brincar na educação infantil
(2015)O presente artigo tem por objetivo abordar que o lúdico e o brincar na Educação Infantil são estímulos para o desenvolvimento cognitivo, afetivo, físico e social da aprendizagem e da construção do conhecimento da criança ... -
Memórias coletivas de brinquedos e brincadeiras
(2015)Resumo: Este artigo é um relato das memórias coletivas de brinquedos e brincadeiras, que foram reexperimentadas no Módulo de Educação Infantil, repassado em AntoninaPR, fazendo parte do curso de especialização, Gestão de ... -
Metodologia inovadora
(2015)Resumo: O mundo em que vivemos está em constante transformação, devido ao avanço tecnológico que se faz presente no cotidiano das pessoas. Acompanhando estas mudanças a Educação está aos poucos introduzindo propostas ... -
Metodologias de ensino na educação infantil : desafios na educação infantil
(2015)Resumo: Este trabalho tem por objetivo analisar as possíveis práticas pedagógicas utilizadas na educação infantil. Foi realizado um levantamento referente às práticas de ensino em um CMEI, localizado na região de ... -
As metodologias inovadoras e suas aplicações em sala de aula
(2015)A experiência contida neste texto deriva de reflexões realizadas nas vivências e convivências da Multiplicação do Curso de Aperfeiçoamento Gestão e Processos em Educação, Diversidade e Inclusão, no Módulo "Gestão e Processos ... -
Nucleação das escolas do campo do município de Paranaguá
(2015)Este texto relata a situação de algumas comunidades do Campo, no município de Paranaguá, que tiveram suas escolas fechadas devido à falta de interesse e comprometimento do poder público que na intenção de reduzir custos, ...