Itens para a visualização no momento 45-64 of 85

    • Formação para a competência inclusiva na educação : análise de uma experiência 

      Braga, Cristiane de Oliveira (2015)
      Este artigo apresenta uma análise da educação inclusiva, com o relato de uma experiência vivenciada durante a multiplicação do curso de Especialização em Gestão e Processos em Educação, Diversidade e Inclusão, realizada ...
    • O futuro da juventude do campo : permanecer ou sair? 

      Wieczorkowski, Luciane Kowalski Trzaskos (2019)
      Este trabalho é resultado de uma pesquisa realizada com jovens de uma comunidade rural do município de Araucária, no Estado do Paraná, alunos do terceiro ano do Ensino Médio, a respeito de suas expectativas e perspectivas ...
    • Gestão democratica na escola publica 

      Morais, Vanderléia do Rocio Prestes de (2015)
      A discussão sobre Gestão Democrática na Educação Pública vem sendo cada vez maior. A cada momento que passa fica mais evidente a necessidade da participação da comunidade escolar na gestão de um sistema de ensino, seja ...
    • Gestão democrática : um desafio para a escola pública no município de Paranaguá 

      Rodrigues, Joseman dos Santos Souza (2018)
      O presente artigo objetiva propor uma reflexão sobre a gestão democrática no espaço da escola pública com o grupo de cursista do Módulo de Gestão Democrática e Educação Popular no Polo Morozowski na cidade de Paranaguá. ...
    • Gestão democrática e educação infantil : um olhar para as práticas pedagógicas 

      Queiroz, Caroline Lobo Santos de (2019)
      O presente estudo foi desenvolvido com o objetivo de compreender a Gestão Democrática da Escola/Educação Infantil Pública e analisar de que forma as educadoras articulam a concepção de gestão ao desenvolvimento de suas ...
    • Gestão e inclusão escolar 

      Zanatta, Regina Margarida Franco (2015)
      [não há resumo]
    • Gestão educacional democrática : contribuições para emancipação humana 

      Ávila, Delma Cavalheiro de, 1974- (2018)
      O presente trabalho tem como finalidade problematizar alguns princípios da Gestão Democrática, da educação pública, a partir de experiências implementadas nas unidades educacionais do campo do município de Araucária. ...
    • Gestão escolar democrática e participativa uma gestão para todos 

      Ribeiro, Joycianne Cristina Cabral (2019)
      Este artigo aborda a relação entre a escola e a comunidade, com conteúdo relacionado à gestão escolar. O objetivo geral foi mostrar o impacto positivo criado pela junção da escola e a comunidade e entender a importância ...
    • A hiperatividade e os jogos lúdicos como estratégia para a aprendizagem 

      Garrett, Marilda de Almeida (2015)
      Com frequência os professores encontram em suas turmas crianças agitadas, hiperativas, que não conseguem manter a atenção focalizada nas atividades escolares que exigem concentração mais profunda ou por mais tempo. Esse ...
    • A importância da construção coletiva do PPP, na organização do trabalho pedagógico e para o fortalecimento da gestão democrática da escola 

      Souza, Mislaine Maria de (2018)
      Os estudos acerca dos Projetos Político Pedagógicos inserem-se na contextualização da atual conjuntura das políticas educacionais, sendo assim, pensar a construção deste documento é refletir sobre a escola, seu papel, sua ...
    • A importância da formação continuada do professor da educação infantil 

      Costa, Josislaine Rodrigues da (2018)
      O trabalho intitulado "A Importância da Formação Continuada do Professor da Educação Infantil" tem como objetivo apresentar reflexões em relação a formação continuada dos professores da Educação Infantil. Para tanto, usou-se ...
    • Inclusão : alavanca ou inércia? 

      Lima, Maria Aparecida de (2015)
      Resumo: Este artigo objetiva discutir as percepções e angustias expressas pelos Educadores ou Gestores, quando se deparam com situações de Inclusão direta, sem a devida orientação. Partindo do pressuposto de que a gestão ...
    • Inclusão escolar : um novo olhar sobre os alunos de inclusão 

      Azevedo, Luzia de (2015)
      O trabalho propõe uma reflexão sobre a socialização e aprendizagem em inclusão dos alunos na escola inclusiva, fazendo com que os professores reflitam sobre a importância de uma educação inclusiva para a emancipação dos ...
    • Infância, intervenção e ludicidade na educação infantil 

      Araujo, Elaine Giceli Machado Alves de (2013)
      Este artigo é o resultado da experiência vivenciada no curso de Gestão e Processos de Educação da Infância, realizado com professores da rede publica privada e tutores da rede Municipal de Itaperuçu, com orientações dos ...
    • Inovações metodológicas 

      Castro, Thamires Karina de (2015)
      A expectativa de todo indivíduo é de se apropriar de conhecimento produzido no campo da educação escolar, por isso, a impossibilidade de acesso a esse tipo de direito restringe a ação e identificação do ser humano na ...
    • Jogos, brincadeiras, educação infantil 

      Daros, Laércio José (2015)
      O presente artigo visa analisar a importância do brincar no desenvolvimento da aprendizagem na educação infantil. Tem como objetivo conhecer o significado do brincar, conceituar os principais termos utilizados para designar ...
    • Lúdico e a educação infantil 

      Borba, Lilian Macedo (2015)
      Este trabalho tem por objetivo apresentar as práticas pedagógicas desenvolvidas por meio do lúdico em uma escola da rede municipal de ensino, no Município de Paranaguá-PR, na Ilha dos Valadares. Foram usados jogos, brinquedos ...
    • O lúdico e o brincar na educação infantil 

      Santos, Fatima Teresinha Oliveira dos (2015)
      O presente artigo tem por objetivo abordar que o lúdico e o brincar na Educação Infantil são estímulos para o desenvolvimento cognitivo, afetivo, físico e social da aprendizagem e da construção do conhecimento da criança ...
    • Memórias coletivas de brinquedos e brincadeiras 

      Matos, Elísia Santos de (2015)
      Resumo: Este artigo é um relato das memórias coletivas de brinquedos e brincadeiras, que foram reexperimentadas no Módulo de Educação Infantil, repassado em AntoninaPR, fazendo parte do curso de especialização, Gestão de ...
    • Metodologia inovadora 

      Kobachuk, Patricia, 1973- (2015)
      Resumo: O mundo em que vivemos está em constante transformação, devido ao avanço tecnológico que se faz presente no cotidiano das pessoas. Acompanhando estas mudanças a Educação está aos poucos introduzindo propostas ...