Recent Submissions

  • Reflexões sobre a educação do campo em Rio Branco do Sul 

    Cavalli, Dayse Christine Loureiro Ferro (2015)
    A Educação do Campo é uma Política Pública em desenvolvimento. Compreendendo este fato, o presente estudo irá investigar as condições da Educação do Campo nas séries iniciais do Ensino Fundamental no município de Rio Branco ...
  • Proposta de criação de projetos de aprendizagem baseados em problemas como metodologia inovadora 

    Oliveira, Mariana Moreira de (2015)
    Este artigo é um relato das experiências e das sínteses elaboradas durante o processo de multiplicação do curso de especialização em Gestão e Processos de Educação, Diversidade e Inclusão da Universidade Federal do Paraná ...
  • Preconceito e discriminação contra as religiões ditas de matriz africana no município de Irati 

    Neves, Veridiana Cardoso (2015)
    O presente trabalho analisa a questão da intolerância religiosa às religiões de matrizes africanas na cidade de Irati - PR, as quais devem ser vistas como uma violação ao direito à liberdade religiosa, incluindo a liberdade ...
  • O uso pedagógico de mídias na escola : práticas inovadoras 

    Prevedello, Andrea (2015)
    O presente estudo tem por objetivo discutir sobre a inserção das novas tecnologias no ambiente escolar e seu impacto na melhoria da aprendizagem dos alunos. A partir desse pressuposto, entende-se que a prática docente pode ...
  • O trabalho pedagógico da educação infantil no município de Almirante Tamandaré - Paraná 

    Moura, Sirlei da Silva (2015)
    Este trabalho é um estudo sobre a organização do trabalho pedagógico da educação infantil na rede municipal de Almirante Tamandaré-Pr, tendo como objetivo conhecer o trabalho pedagógico das instituições de educação infantil ...
  • O lúdico e o brincar na educação infantil 

    Santos, Fatima Teresinha Oliveira dos (2015)
    O presente artigo tem por objetivo abordar que o lúdico e o brincar na Educação Infantil são estímulos para o desenvolvimento cognitivo, afetivo, físico e social da aprendizagem e da construção do conhecimento da criança ...
  • Nucleação das escolas do campo do município de Paranaguá 

    Meduna, Cliciane de Souza, 1975- (2015)
    Este texto relata a situação de algumas comunidades do Campo, no município de Paranaguá, que tiveram suas escolas fechadas devido à falta de interesse e comprometimento do poder público que na intenção de reduzir custos, ...
  • Lúdico e a educação infantil 

    Borba, Lilian Macedo (2015)
    Este trabalho tem por objetivo apresentar as práticas pedagógicas desenvolvidas por meio do lúdico em uma escola da rede municipal de ensino, no Município de Paranaguá-PR, na Ilha dos Valadares. Foram usados jogos, brinquedos ...
  • Jogos, brincadeiras, educação infantil 

    Daros, Laércio José (2015)
    O presente artigo visa analisar a importância do brincar no desenvolvimento da aprendizagem na educação infantil. Tem como objetivo conhecer o significado do brincar, conceituar os principais termos utilizados para designar ...
  • Inovações metodológicas 

    Castro, Thamires Karina de (2015)
    A expectativa de todo indivíduo é de se apropriar de conhecimento produzido no campo da educação escolar, por isso, a impossibilidade de acesso a esse tipo de direito restringe a ação e identificação do ser humano na ...
  • Infância, intervenção e ludicidade na educação infantil 

    Araujo, Elaine Giceli Machado Alves de (2013)
    Este artigo é o resultado da experiência vivenciada no curso de Gestão e Processos de Educação da Infância, realizado com professores da rede publica privada e tutores da rede Municipal de Itaperuçu, com orientações dos ...
  • Inclusão escolar : um novo olhar sobre os alunos de inclusão 

    Azevedo, Luzia de (2015)
    O trabalho propõe uma reflexão sobre a socialização e aprendizagem em inclusão dos alunos na escola inclusiva, fazendo com que os professores reflitam sobre a importância de uma educação inclusiva para a emancipação dos ...
  • Gestão e inclusão escolar 

    Zanatta, Regina Margarida Franco (2015)
    [não há resumo]
  • Gestão democratica na escola publica 

    Morais, Vanderléia do Rocio Prestes de (2015)
    A discussão sobre Gestão Democrática na Educação Pública vem sendo cada vez maior. A cada momento que passa fica mais evidente a necessidade da participação da comunidade escolar na gestão de um sistema de ensino, seja ...
  • Formação para a competência inclusiva na educação : análise de uma experiência 

    Braga, Cristiane de Oliveira (2015)
    Este artigo apresenta uma análise da educação inclusiva, com o relato de uma experiência vivenciada durante a multiplicação do curso de Especialização em Gestão e Processos em Educação, Diversidade e Inclusão, realizada ...
  • Formação de educadores e a diversidade étnico-racial e de gênero : relato de uma experiência 

    Veloso, Valdenir Batista (2015)
    O foco deste trabalho monográfico é o de analisar os sentidos e os significados que uma formação em direitos humanos, mais especificamente na diversidade étnicoracial e de gênero propicia ao ambiente coletivo, principalmente ...
  • Educação, sustentabilidade e desenvolvimento local 

    Gonçalves, Tatiane Martins de Bittencourt (2013)
    Ao abordar questões que envolvam a problemática e questionamentos que permeiam o assunto inclusão, é evidente que em todos os aspectos, esferas e concepções sociais, de formação dos grupos de indivíduos caracterizados como ...
  • Educação do campo : um olhar sobre Almirante Tamandaré 

    Lima, Miriã Kaule de (2015)
    O artigo em questão estuda a educação do campo em Almirante Tamandaré enquanto uma realidade, pautando a discussão a partir de algumas leis que envolveram a educação desde o período imperial. O enfoque se dá em compreender ...
  • As provas 

    Azevedo, Rennata de Souza Orrico de (2015)
    Este artigo traz um recorte das vivências tidas em cinco realidades diferentes por uma professora recém-formada e ingressa na rede estadual de ensino, pelo Processo Seletivo Simplificado, o chamado PSS. A narrativa segue ...
  • As metodologias inovadoras e suas aplicações em sala de aula 

    Goes, Fernanda Bittencourt de (2015)
    A experiência contida neste texto deriva de reflexões realizadas nas vivências e convivências da Multiplicação do Curso de Aperfeiçoamento Gestão e Processos em Educação, Diversidade e Inclusão, no Módulo "Gestão e Processos ...

View more