A exclusão dos alunos especiais inclusos no ensino regular
Abstract
O presente artigo trata do tema da exclusão de alunos especiais inclusos no ensino regular com o intuito de refletir a problemática e de que forma que a inclusão escolar reflete no desenvolvimento do indivíduo. A metodologia utilizada foi pesquisa bibliográfica para a fundamentação do conteúdo apresentado. O movimento de inclusão ainda tem muito a fazer no que diz respeito às modificações na estrutura física, nos atendimentos e nas capacitações de professores, também tem o entendimento da escola na articulação com a educação especial e seus serviços, especialmente o AEE – Atendimento Educacional Especializado. Ir contra a posição da inclusão escolar impossibilita a universalização do acesso a educação a esta parcela populacional que vem historicamente sendo excluída nas escolas e na sociedade. Portanto é um desafio construir uma escola inclusiva num pais cheio de desigualdades, onde a "Educação é para todos", mas, educação de qualidade é apenas para alguns. É necessário esclarecer sobre a possibilidade de muitas mudanças na educação para que exista a desejada inclusão.