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dc.contributor.advisorMurata, Afonso Takao, 1969-pt_BR
dc.contributor.authorSilva, Maria Lúcia Carneiro dapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação em Direitos Humanospt_BR
dc.date.accessioned2021-05-19T13:00:56Z
dc.date.available2021-05-19T13:00:56Z
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/42375
dc.descriptionOrientador : Prof. Dr. Afonso Takao Muratapt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação em Direitos Humanospt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: A presente pesquisa monográfica analisa a avaliação da aprendizagem no contexto escolar da Rede Estadual de Ensino e pretende destacar a necessidade do atendimento ao direito humano à aprendizagem pela redução do fracasso escolar numa superação não só da reprovação, mas também da aprovação sem o mínimo necessário ao estágio posterior de ensino. Tal estudo tem como foco o atendimento ao direito humano à aprendizagem na perspectiva de redução do fracasso escolar. O método de pesquisa é o estudo de caso e a técnica utilizada é a coleta de dados através de questionário individual, aplicado a discentes, docentes e gestores de uma Escola da Rede Pública de Ensino do Paraná, localizada em zona urbana, em Curitiba, e que oferta o Ensino Fundamental e Médio Regular. Considera-se neste estudo que a aprendizagem no contexto escolar é um direito humano. Sustenta teoricamente a pesquisa as concepções sobre a Avaliação Formativa proposta por Perrenoud (1999); e a Diagnóstica, por Luckesi (2002), justificadas pela investigação sobre a prática educativa a qual se incorpora a reorientação do ensino favorecendo a superação e a evolução do sujeito da aprendizagem de um estágio a outro. Optou este estudo pela Avaliação Formativa e Diagnóstica pelo fato de ambas privilegiarem o resultado qualitativo sobre o quantitativo, o que oportuniza uma reflexão do sujeito que ensina sobre sua prática possibilitando assim uma mudança nos métodos, estratégias e instrumentos, e por isso, favorecendo a evolução e transformação do sujeito da aprendizagem. Refutou-se a somativa por sua função classificatória, numa compreensão de que esta é resultado de um ensino centrado em expectativas e objetivos alheios à aprendizagem, função que tende a desprezar condicionantes os mais diversos e relacionados às especificidades humanas que apenas limitam, mas não a impedem. Compreende a pesquisa que é dever da escola a promoção do sujeito de um estágio a outro pela aprendizagem do mínimo necessário; do contrário, presta aquela um desserviço à educação por evidenciar um ensino que despreza o direito humano à aprendizagem, e que, portanto, viola os direitos humanos.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This monographic research analyzes the learning evaluation in the school context of Public Schools. This study focuses on the human right to learning with a view to reducing the school failure. The research method is the case study and the technique used is the collection of data through individual questionnaire, applied to students, teachers and administrators of a school in the public schools of Paraná, located in the urban area, in Curitiba, and that offer the Regular Primary and Secondary Education. Considered in this study, therefore, that learning in the school context is a human right. Among the evaluation conceptions, we chose in this study by the research of Formative assessment addressed by Perrenoud (1999); and for Diagnostic Luckesi (2002), which is justified by the fact that both the qualitative result is predominantly about the amount, what it gives a reflection of the subject that teaches about his practice thus enabling, a change in the methods, strategies and instruments, and so favouring the evolution and transformation of the subject of learning. Refuse the other, the Summative and Qualifying for these away reflective analysis on practice of education for being centered on expectations and goals that generate only verification and classification, which imposes on the subject of learning a hierarchical place in the process from a result centered on measurement, through a measurement resulting from pre-established goals arithmetic that ignore the condition of learning and relegate the subject of learning a tiering the interiorized, deletes and stigmatizes, condemning him to the scholastic failure; In addition to ignore this law to effective learning that proposes the teaching, thus creating the omission of an entire school system regarding respect for human rights learning, action that violates human rights.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo (91.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectAprendizagem - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectAprendizagem - Avaliaçãopt_BR
dc.subjectFracasso escolarpt_BR
dc.titleA avaliação da aprendizagem e os direitos humanos : uma perspectiva de redução do fracasso escolarpt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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