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dc.contributor.advisorMurata, Marília Pinto Ferreirapt_BR
dc.contributor.authorCirqueira, André dos Santospt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação em Direitos Humanospt_BR
dc.date.accessioned2022-07-22T20:36:32Z
dc.date.available2022-07-22T20:36:32Z
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/42269
dc.descriptionOrientador: Maurício Polidoropt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação em Direitos Humanospt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho parte do principio que as políticas de cotas iniciaram, no sistema de seleção da educação universitária uma cultura mais democrática ao permitir acesso a categorias sociais até então de pouca ou nenhuma representatividade nesta esfera do ensino. Para isto propõe a fazer um resgate histórico, dentro do território brasileiro da luta e conquistas relacionados ao sistema de cotas principalmente para as categorias de cotas sociais e cotas raciais. Além de investigar entre estudantes do último ano do ensino médio do Colégio Estadual Zumbi dos Palmares, se os mesmos se adequam aos programas de cotas para acesso a concurso a faculdades e universidades através de vestibulares. Para isto buscou-se uma investigação do posicionamento, deste grupo de estudante em relação ao sistema de cotas, a qual foi pautada na adequação dos critério previstos na Lei 12.711/2012, conhecida como "Lei de Cotas". Assim esta pesquisa verificou o desconhecimento, por parte de alguns alunos de programas sociais e educacionais federais. Os quais objetivam melhorar a qualidade de vida dos beneficiados, além de confirmar, em relação ao estudantes pesquisado um posicionamento favorável ao sistemas de cotas, porém notou-se algumas contradições em relação ao posicionamento, dos estudantes ao sistemas de cotas, dos quais alguns se mostraram restritivos apenas a cotas aos alunos do ensino público e ressalvas ao percentual de cotas destinadas aos estudantes afrodescendentes.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online (87 p.) : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectPolítica de cotaspt_BR
dc.subjectDireitos humanos - Educaçãopt_BR
dc.titlePoliticas afirmativas de cotas e suas contribuições para a efetivação da democracia social no país : estudo de caso dos alunos do Colégio Estadual Zumbi dos Palmarespt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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