dc.contributor.advisor | Murata, Marília Pinto Ferreira | pt_BR |
dc.contributor.author | Cirqueira, André dos Santos | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação em Direitos Humanos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-07-22T20:36:32Z | |
dc.date.available | 2022-07-22T20:36:32Z | |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/42269 | |
dc.description | Orientador: Maurício Polidoro | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação em Direitos Humanos | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho parte do principio que as políticas de cotas iniciaram, no sistema de seleção da educação universitária uma cultura mais democrática ao permitir acesso a categorias sociais até então de pouca ou nenhuma representatividade nesta esfera do ensino. Para isto propõe a fazer um resgate histórico, dentro do território brasileiro da luta e conquistas relacionados ao sistema de cotas principalmente para as categorias de cotas sociais e cotas raciais. Além de investigar entre estudantes do último ano do ensino médio do Colégio Estadual Zumbi dos Palmares, se os mesmos se adequam aos programas de cotas para acesso a concurso a faculdades e universidades através de vestibulares. Para isto buscou-se uma investigação do posicionamento, deste grupo de estudante em relação ao sistema de cotas, a qual foi pautada na adequação dos critério previstos na Lei 12.711/2012, conhecida como "Lei de Cotas". Assim esta pesquisa verificou o desconhecimento, por parte de alguns alunos de programas sociais e educacionais federais. Os quais objetivam melhorar a qualidade de vida dos beneficiados, além de confirmar, em relação ao estudantes pesquisado um posicionamento favorável ao sistemas de cotas, porém notou-se algumas contradições em relação ao posicionamento, dos estudantes ao sistemas de cotas, dos quais alguns se mostraram restritivos apenas a cotas aos alunos do ensino público e ressalvas ao percentual de cotas destinadas aos estudantes afrodescendentes. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online (87 p.) : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.subject | Política de cotas | pt_BR |
dc.subject | Direitos humanos - Educação | pt_BR |
dc.title | Politicas afirmativas de cotas e suas contribuições para a efetivação da democracia social no país : estudo de caso dos alunos do Colégio Estadual Zumbi dos Palmares | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |