• Login
    View Item 
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Educação em direitos humanos
    • View Item
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Educação em direitos humanos
    • View Item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    A influência da escola na violência psicológica sofrida por crianças e adolescentes no município de Pontal do Paraná

    Thumbnail
    View/Open
    R - E - ADRIOMARA GONCALVES DE ARAUJO BORGES.pdf (953.5Kb)
    Date
    2015
    Author
    Borges, Adriomara Gonçalves de Araujo
    Metadata
    Show full item record
    Subject
    Crime contra a criança
    Conselhos tutelares
    Direitos da criança e do adolescente
    Direitos do menor
    xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
    Monografia Especialização Digital
    Abstract
    O presente estudo abordou a situação, causas e consequências dos menores vítimas de violência psicológica no município de Pontal do Paraná, estado do Paraná. A violência psicológica, diferentemente da física, deixa marcas profundas que interferem no desenvolvimento pessoal e social do indivíduo, acarretando consequências maléficas em todas as outras fases da vida. O município em questão, segundo dados do Conselho Tutelar, teve em 2014, 2.166 ocorrências notificadas ao órgão de abusos cometidos contra o menor. Deste total, aproximadamente 600 denúncias foram por motivos de uso de drogas e violência sexual, que geralmente acontece no seio da própria família. Sem a segurança e proteção familiar, compete a escola adotar para si mais esta responsabilidade. Neste sentido, e contando com a entrevista de cinco profissionais na área da educação, percebeu-se que, embora não existam ações ordenadas no município para detecção dos casos de abuso, o conhecimento destes professores e gestores amenizam e promovem o enfrentamento e superação das sequelas psicológicas deixadas pela violação dos direitos do menor. Nesta pesquisa, além da revisão bibliográfica, optou-se pela pesquisa de campo realizada no Conselho Tutelar do município e entrevistas com professores que atuam na Educação Regular. Constatou-se a necessidade de aliar o aparato legal existente, especialmente através do Conselho Tutelar e Ministério Público, às ações desenvolvidas pela escola, de forma mais efetiva, para promover a integração com a família e despertar o aprendizado de compreender o atípico, de vivenciar a cultura do diálogo para, finalmente, alcançar o conhecimento de que a denúncia é fundamental para a superação desta triste realidade de abusos, maus tratos e condenação para o resto da vida.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/42264
    Collections
    • Educação em direitos humanos [99]

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Browse

    All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_typeThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_type

    My Account

    LoginRegister

    Statistics

    View Usage Statistics

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV