dc.contributor.author | Figueiró, Tatiane Viana, 1984- | pt_BR |
dc.contributor.other | Ferreira, Luciana, 1970- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação em Direitos Humanos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-06-22T19:33:50Z | |
dc.date.available | 2021-06-22T19:33:50Z | |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/42259 | |
dc.description | Orientadora: Luciana Ferreira | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação em Direitos Humanos | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: O racismo é um tema que está ganhando grande pauta nos dias atuais e diante dessa
realidade, a presente pesquisa busca retratar a violação dos direitos e principalmente como
isso acontece no ambiente escolar. A desigualdade social tornou-se um dos grandes fatores
que corrobora para o preconceito, pois a maioria das pessoas pertencentes a esse grupo
são de origem africana e possuem um passado escravista e que até nos dias atuais sofrem
com a desigualdade de condições.Mesmo com diversas ações contra a discriminação, como
leis, seminários, entre outros, ainda é crescente o número de pessoas que passam por
algum tipo de preconceito racial. Nesse sentido, a escola torna-se um dos principais agentes
para o combate ao preconceito, pois nela encontram-se indivíduos pertencentes a diversas
culturas.Mas em muitos casos, quando acontecem atos discriminatórios a escola não sabe
como agir, pois não há uma formação adequada dos profissionais da educação. Existe uma
carência de conhecimento sobre as leis que garantem os direitos dos afrodescendentes e da
cultura afro, tanto por parte da equipe pedagógica, como também da sociedade. O ambiente
escolar ainda é o principal meio para que haja mudanças nesta realidade mas, para tanto,
as instituições educacionais precisarão se moldar a umaeducação pautada nos Direitos
Humanos e está deverá acontecer em conjunto com a comunidade. Diante desses fatos, o
presente artigo apresentará os principais obstáculos encontrados pelos afrodescendentes
no Brasil e como os atos preconceituosos se camuflam nesta sociedade e em seu ambiente
escolar | pt_BR |
dc.format.extent | 1 arquivo (15 p.). | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Educação social | pt_BR |
dc.subject | Escolas | pt_BR |
dc.subject | Racismo | pt_BR |
dc.title | O ambiente escolar e preconceito racial afrodescendente | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |