Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorHagemeyer, Regina Cely de Campos
dc.contributor.authorBuzatto, Odete do Rocio
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.date.accessioned2016-04-11T21:46:24Z
dc.date.available2016-04-11T21:46:24Z
dc.date.issued2015
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1884/42112
dc.descriptionOrientadora: Profª Drª Regina Cely de Campos Hagemeyer
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 27/07/2015
dc.descriptionInclui referências : f. 140-148
dc.description.abstractResumo: Este trabalho problematiza a ação do/a pedagogo/a diante do desafio da organização de um processo formativo contínuo que possibilite formas de mediação entre os saberes necessários aos/às professores/as sobre a diversidade cultural, notadamente relativa aos preconceitos étnico-racial e de orientação sexual. Ressaltando os aspectos voltados à diferença e à identidade cultural no contexto educacional escolar na atualidade. Nesta perspectiva, buscouse o apoio das contribuições dos Estudos Culturais com base em Candau (2008, 2012), Fleuri (2003, 2009), Costa (2010) e Giroux (1997). A pesquisa foi realizada na forma de pesquisaação, com base em Costa (2007) e Franco (2012). Como pontos fundamentais de discussão, foram considerados: a educação como um direito antropológico, processo que insere a criança no mundo, singularizando-a e tornando-a sujeito (CHARLOT, 2012); o papel da escolarização na consecução do direito à educação em sua relação orgânica com a seleção cultural que tem perpetuado os processos sociais excludentes na sociedade contemporânea (FORQUIN, 1993; GIROUX, 1997; HAGEMEYER, 2006); as dimensões culturais presentes no cotidiano escolar, compreendendo a cultura como uma "teia de significados tecidos pelo homem" (GEERTZ,1989; CORRÊA, 2010); as manifestações e expressões da cultura escolar que se entrelaçam à cultura da escola (VINÃO FRAGO, 2001); a função do/a pedagogo/a na organização do trabalho pedagógico e nos processos formativos mediadores em face da diversidade cultural na escola atual (FRANCO, 2012; VIEIRA, 2013). Na análise da pesquisaação e das práticas docentes foram identificadas as mudanças e influências que podem ser reconhecidas em suas estratégias e atividades pedagógicas, nos seguintes aspectos: os processos formativos contribuíram para a reflexão e estudo dos preconceitos e atitudes discriminatórias presentes em suas práticas, nos próprios conhecimentos e saberes pedagógicos; a necessidade da compreensão do/a pedagogo/a sobre a sua atuação profissional diante das necessidades do processo pedagógico e formativo escolar, e dos processos culturais da sociedade contemporânea; a relevância da implementação de práticas a partir da pesquisa-ação voltadas à formação para diversidade cultural relativos à formação inicial, vivenciados e caracterizados pelos/as professores/as que compõem a Equipe Multidisciplinar de um colégio da rede estadual de ensino na cidade de Curitiba. Palavras-chave: formação continuada; contemporaneidade; cultura escolar; Estudos Culturais; multi/interculturalidade.
dc.description.abstractAbstract: The current work discusses the action of the pedagogue facing the organization challenge of the a continuum formative processes which allows mediation ways among of the knowledge needed to the professors about the cultural diversity, especially relating to ethnic and racial prejudices and sexual orientation. In order to emphasize the aspects relating to treatment of difference and cultural identity in school educational context actually. In this context, it purposes the support from the contributions of Cultural Studies based on Candau (2008, 2012), Fleuri (2009), Costa (2010) and Giroux (1997). The research was carry out in the way of action research, based on Costa (2007) e Franco (2012). As an essential points of this issue were consider: the education, as an anthropological law, as a process which insert the child in the world, singling it out and making it the subject (CHARLOT, 2012); the role of the education in achieving the right to education in their organic relationship with the cultural selection that has been perpetuated the exclusionary social processes in contemporary society (FORQUIN, 1993; GIROUX, 1997; HAGEMEYER, 2006); the cultural dimensions present in the daily school, including culture as a "fabric of meanings built by man" (GEERTZ,1989; CORRÊA, 2010 ); the manifestations and expressions of school culture that intertwine the school culture (VINÃO FRAGO,2001); the function of the pedagogue in the organization of pedagogical work and formative processes mediators considering the cultural diversity in the current school (FRANCO, 2012; VIEIRA, 2013). From the action research analysis and from the professor practices shifts are identified and the possible influences which will be recognized in their strategies and pedagogical practices, in the follow aspects: the formative processes lived considering the mediations developed by the research group contributed to the reflection and study of prejudice and discriminatory attitudes present in pedagogical practice in own knowledge and pedagogical knowledge In brief, the relevance of implementation practices from the action research focused on training for cultural diversity, notably relating to the initial training, experienced and characterized by professors those who make up the Multidisciplinary Team a college education state system in the city of Curitiba. Keywords: Continued training; Contemporaneity; School cultures; Pedagogic practice; Interculturalism.
dc.format.extent165 f. : il., algumas color.
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.languagePortuguês
dc.relationDisponível em formato digital
dc.subjectEducação
dc.subjectFormação continuada - Professores
dc.subjectDiversidade cultural
dc.titleAnálise da formação do docente para diversidade cultural na escola básica : as novas dimensões do trabalho pedagógico
dc.typeDissertação


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples