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dc.contributor.advisorTamanini, Marlene, 1960-pt_BR
dc.contributor.authorMézquita, Lorena Roció Cataño Apt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Sociologiapt_BR
dc.date.accessioned2020-05-04T17:23:42Z
dc.date.available2020-05-04T17:23:42Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/41961
dc.descriptionOrientadora: Profª. Drª. Marlene Tamaninipt_BR
dc.descriptionAutor não autorizou a divulgação do arquivo digitalpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Sociologia. Defesa: Curitiba, 09/03/2016pt_BR
dc.descriptionInclui referências (fls. 12-133)pt_BR
dc.description.abstractResumo: A pesquisa "Mulheres Empreendedoras na Colômbia: uma questão de gênero?" indagou sobre o trabalho feminino no empreendedorismo, analisando os conteúdos reflexivos que as empreendedoras da Colômbia realizam para se manter na atividade e extrair expectativas e como estes se relacionam com a configuração das relações de gênero e suas possibilidades de emancipação. Para tal indagação foram realizadas entrevistas narrativas com seis mulheres com idades entre 25 e 42 anos e que possuem empreendimentos criados no período de 3 até 48 meses. No empreendedorismo as mulheres enfrentam diversas barreiras e limitações, que afetam a criação de empreendimentos, o crescimento de seus negócios e a permanência na atividade empreendedora. Resultantes das diferenças de gênero que configuram e reproduzem a divisão sexual do trabalho, persistindo socialmente ideias, regras de comportamento e valores baseados na ordem simbólica, social, cultural e política do feminino e do masculino, determinando assim o lugar de homens e mulheres, estereótipos e estruturas desiguais que influenciam na carga de trabalho e na percepção valorativa do que elas fazem com respeito aos processos de renda, trabalho e desenvolvimento, sendo aspectos simbólicos que participam na configuração dos sexos. Ante as situações de dificuldade e limitações, as entrevistadas a partir das relações que estabelecem com a empresa, família e a cultura local, sobre o que é ser mulher e empreendedora, reflexionam, atuam e realizam mudanças para criar e manter seus empreendimentos, acessar ao capital econômico e social, a formação profissional e empresarial, tendo uma valoração de seu trabalho empreendedor como um projeto de vida pessoal e profissional, vislumbrando possibilidades tanto para si mesmas, quanto para suas famílias e entorno. Encontra-se uma dupla composição da estrutura social das empreendedoras. De um lado os esquemas mentais e corporais que funcionam como padrões simbólicos para as atividades práticas, condutas, pensamentos, sentimentos e julgamentos dos agentes sociais, e do outro lado, a agência das mulheres que dentro destes lugares produzem a realidade, de acordo com o que lhes é dado e com o modo como elas tornam essa realidade significativa para si mesmas. Palavras chaves: Empreendimento. Gênero. Divisão sexual do trabalho. Desigualdade. Refletividade.pt_BR
dc.description.abstractResumen: La investigación "Mujeres Emprendedoras en Colombia: ¿una cuestión de género?" indagó sobre el trabajo femenino en el emprendimiento, analizando los contenidos reflexivos que las emprendedoras realizan para mantenerse en la actividad y extraer expectativas y como estos se relacionan con la configuración de las relaciones de género y sus posibilidades de emancipación. Para tal indagación se realizaron entrevistas narrativas a seis emprendedoras en edades entre los 25 a 42 años, quienes tienen emprendimientos creados en el periodo de 3 a 48 meses. En el emprendimiento las mujeres enfrentan diversas barreras y limitantes que afectan la creación de emprendimientos, el crecimiento de sus negocios y su permanencia en la actividad. Resultado de las diferencias de género que configuran y reproducen la división sexual del trabajo, persistiendo socialmente ideas, reglas de comportamientos y valores, basados en la orden simbólica, social, cultural y política de lo femenino y lo masculino, determinando el lugar de hombres y mujeres, estereotipos y estructuras desiguales en cuanto la carga de trabajo y la percepción valorativa de lo que las emprendedoras hacen con respecto a los procesos de renta, trabajo, desarrollo, siendo aspectos simbólicos que participan en la configuración de los sexos. Ante las situaciones de dificultad y limitaciones las entrevistadas a partir de las relaciones que establecen con la empresa, la familia y la cultura local sobre lo que es ser mujer y emprendedora, reflexionan, actúan y realizan cambios para crear y mantener sus emprendimientos, acceder al capital económico y social, a la formación profesional y empresarial, teniendo una valoración de su trabajo emprendedor como un proyecto de vida personal y profesional, vislumbrando y pensando en posibilidades para sí mismas, sus familias y su entorno. Encontrándose una doble composición de la propia estructura social, de un lado los esquemas mentales y corporales que funcionan como patrones simbólicos para las actividades prácticas, conductas pensamientos, sentimientos y juicios de los agentes sociales y del otro lado, la agencia de las mujeres que dentro de estos lugares producen la realidad, de acuerdo con lo que les es dado y con el modo en como ellas tornan esta realidad significativa para sí mismas. Palabras claves: Emprendimiento. Género. División sexual del trabajo. Desigualdad. Reflexividad.pt_BR
dc.format.extent133f : . il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectSociologiapt_BR
dc.subjectEmpreendedorismopt_BR
dc.subjectGênero - Mulheres - Condições sociaispt_BR
dc.subjectMulheres - Trabalho - Colombiapt_BR
dc.titleMujeres emprendedoras en Colombia : una cuestión de género?pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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