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dc.contributor.advisorTavares, Sérgio Fernando, 1960-pt_BR
dc.contributor.authorUhmann, Isaura Marques de Souzapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civilpt_BR
dc.date.accessioned2021-07-12T22:12:16Z
dc.date.available2021-07-12T22:12:16Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/41890
dc.descriptionOrientador : Prof. Dr. Sérgio Fernando Tavarespt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Construção Civil. Defesa: Curitiba, 22/04/2015pt_BR
dc.descriptionInclui referências : f. 126-131pt_BR
dc.descriptionArea de concentração : Ambiente construído e gestãopt_BR
dc.description.abstractResumo: Em um contexto aonde a arquitetura vem discutindo seu papel na busca por um mundo mais sustentável destaca-se a presença dos aspectos relativos à sustentabilidade no edifício escolar. Essa tipologia arquitetônica deve se constituir em uma referência de arquitetura, funcionando como agente disseminador dos conceitos essenciais à obtenção de uma arquitetura de qualidade, para a qual os parâmetros da sustentabilidade são fundamentais. Esta pesquisa compara a substituição dos telhados originais utilizados nos projetos padrões do estado do Paraná, por telhados verdes extensivos cujos materiais componentes têm menor energia embutida EE e índices reduzidos de CO2. O custo ambiental da demolição e o gasto energético de novos materiais já são razões substanciais para considerar a readequação das edificações. Justifica-se ainda, a aplicação em instituições públicas onde se busca racionalizar os recursos disponíveis para obras de reparos, manutenção e melhorias. A pesquisa tem natureza exploratória com aplicação em estudo de caso. As comparações realizadas nesta pesquisa apontam para a viabilidade na implementação da readequação por telhados verdes extensivos, uma vez que refletiram resultados favoráveis com redução significativa da energia embutida e emissão de CO2. O estudo desenvolvido propõe ideias e diretrizes para os projetos de readequação, sejam eles específicos ou padronizados, fomentando a eco educação da comunidade escolar, possibilitando vivenciar essa prática no próprio espaço de convívio diário de alunos, pais e professores, gerando um modelo a ser multiplicado, incentivando as práticas de conservação, respeito ao bem edificado e integração à natureza. Palavras chave: arquitetura escolar, telhados verdes, energia embutida, emissão de CO2.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: In a context where the architecture has been discussing its role in the search for a more sustainable world, there is the presence of sustainability aspects in the school building. This architectural typology should constitute a reference architecture, functioning as disseminating agent of the key concepts to obtain a quality architecture, for which the parameters of sustainability are key. This research simulates the replacement of original roofs used in standards of Paraná state for extensive green roof projects whose material components have lower embodied energy EE and reduced levels of CO2. The environmental cost of demolition and energy expenditure of new materials are already substantial reasons to believe that retrofitting of buildings. It is also justified the application in public institutions which seek to rationalize the resources available for repair works, maintenance and improvements. The research has an exploratory nature with application in a case study. The simulations in this research point to the feasibility for implementation of readjustment for extensive green roofs, as reflected favorable results with significant reduction in embodied energy and CO2 emissions. The study developed provides greater quality to the built environment and proposes ideas and guidelines for new projects, whether specific or standardized, fostering the ecological education at school community, enabling experience this practice in the daily living space of students, parents and teachers, generating a model to be multiplied by encouraging conservation practices, respect for the construction and integration with nature. Keywords: school architecture , green roofs , embodied energy , CO2 emissions.pt_BR
dc.format.extent134 p. : il. algumas color.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectEngenharia Civilpt_BR
dc.subjectConforto térmico - Edificaçõespt_BR
dc.subjectTelhadospt_BR
dc.subjectCobertura (Engenharia)pt_BR
dc.subjectTesespt_BR
dc.titleReadequação de coberturas através da técnica de telhados verdes : estudo de caso nas escolas públicas do Estado do Paranápt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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