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dc.contributor.advisorLuz, Araci Asinelli da, 1948-pt_BR
dc.contributor.authorSilva, Karolayne Gonçalves dapt_BR
dc.contributor.otherOliveira, Odisséa Boaventura de, 1963-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicaspt_BR
dc.date.accessioned2022-09-19T17:44:31Z
dc.date.available2022-09-19T17:44:31Z
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/41716
dc.descriptionOrientadora: Araci Asinelli da Luzpt_BR
dc.descriptionCoorientadora: Odisséia Boaventura de Oliveirapt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Fazendo um paralelo com a citação de Newton, é preciso que a educação brasileira veja mais longe, alcance novos horizontes, e em que melhores ombros poderia se apoiar que não dos professores, os gigantes da educação? Pensando nisso o presente trabalho busca trazer uma reflexão sobre a formação desse personagem tão importante para a formação de qualquer indivíduo. O presente trabalho pretende verificar a concepção que os professores do curso de licenciatura em ciências biológicas têm sobre a formação inicial de professores de ciências e biologia e a viabilidade do Programa de Residência Pedagógica.Para tanto investiga-se as contribuições do modelo do Programa de Residência Pedagógica (PRP) na formação inicial de professores de ciências e biologia. O trabalho tem então como objetivos: analisar o espaço que o estágio obrigatório tem na formação inicial de professores de ciências e biologia da UFPR, averiguar se há um distanciamento entre a teoria e a prática na formação docente, investigar a viabilidade da residência pedagógica na formação inicial de professores de ciências e biologia e problematizar a implantação da PRP no curso de licenciatura de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Paraná. Os participantes desta pesquisa são professores atuantes na formação inicial do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Paraná. A análise dos dados seguirá a análise de conteúdo conforme os núcleos de significação de Aguiar e Ozella (2006): a formação inicial de professores de ciências e biologia da UFPR, o papel do estágio obrigatório nessa formação, articulação ou disparidade entre teoria e prática e, por fim, a residência pedagógica. Pretende-se obter subsídios para a melhoria da formação de professores de ciências e biologia pela maior inserção nas escolas, via o modelo de residência pedagógica.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relation.requiresExigências do sistema: Adobe Acrobat Readerpt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.titleResidência pedagógica : uma alternativa possível na formação inicial de professores de ciências e biologia na UFPR?pt_BR
dc.typeMonografia Graduação Digitalpt_BR


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