A prática da fotografia na comunicação institucional : análise das instituições Universidade Federal do Paraná e É-Paraná (Rádio e televisão eduativa do Paraná)
Resumo
A fotografia não é apenas a contemplação de uma imagem, mas o registro histórico de acontecimentos. No fim do século XX e início do século XXI, a fotografia passou por uma grande evolução no campo da comunicação. O surgimento de novas tecnologias digitais fez com que a produção de imagens trouxesse à comunicação uma maior rapidez e agilidade no registro e transmissão dos fatos. A fotografia deixa de ser apenas objeto de expressão contemplativa para assumir um papel como fonte de informações referentes as mais diferentes áreas do conhecimento. Há um interesse em descobrir como a prática de produção de imagens está estabelecida na comunicação institucional. Dessa maneira, o estudo relata como ocorreu a evolução da fotografia, desde os seus primórdios, passando pelo analógico até chegar ao digital e teve por objetivo averiguar, por meio de uma pesquisa de campo, junto a duas empresas, se o avanço tecnológico da fotografia favoreceu os processos da comunicação. Além disso, descobrir como a prática fotográfica se configura no dia a dia das duas empresas avaliadas no âmbito da comunicação institucional. Percebe-se a partir deste trabalho que a prática da fotografia na comunicação dentro das empresas deixa de ser mero apêndice para integrar substancialmente a comunicabilidade nas diversas mídias envolvidas no âmbito institucional, especialmente nesse novo contexto tecnológico