Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRios, Flavia Sant'Anna, 1972-pt_BR
dc.contributor.authorZanin, Alessandra da Conceição, 1989-pt_BR
dc.contributor.otherOliveira, Carolina Camargo de, 1979-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicaspt_BR
dc.date.accessioned2022-09-19T14:28:50Z
dc.date.available2022-09-19T14:28:50Z
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/41697
dc.descriptionOrientadora: Flavia Sant'Anna Riospt_BR
dc.descriptionCoorientadora: Carolina Camargo de Oliveirapt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicaspt_BR
dc.description.abstractResumo : A Biologia Celular é fundamental para o aprendizado de Biologia, pois a célula é um dos principais conceitos na construção do conhecimento biológico. Porém, tal conteúdo muitas vezes é classificado como abstrato e complexo, em decorrência da presença de estruturas não visíveis a olho nu. Propõe-se, então, que os professores busquem metodologias alternativas para uma aprendizagem mais significativa. Nesse sentido, foram desenvolvidos recursos didáticos concretos, interativos e em tamanhos aumentados dos diferentes tipos de células, em forma de modelos tridimensionais e um jogo didático de tabuleiro. Assim como, sugestões de metodologias para o uso desses recursos no conteúdo de Biologia Celular no nível de ensino médio. Tais ferramentas visam ser auxiliares àquelas amplamente disponibilizadas através de livros didáticos e outras atividades difundidas através da internet. Pensando no contexto em que os Livros didáticos (LD) são amplamente utilizados pelos professores do nível médio de ensino, buscou-se fazer análises qualitativas e quantitativas dos principais objetos didáticos (imagens, exercícios teóricos – questões/testes, e atividades práticas). A verificação de cada objeto constituiu-se de uma análise documental com caracterização específica para cada ferramenta. Foram analisados os cinco livros didáticos, de Biologia do primeiro ano do ensino médio, mais utilizados nos Colégios Estaduais da Rede pública de Curitiba e também em sítios da internet. A análise possibilitou verificar a eficácia desses objetos didáticos para uso em aulas, utilizados pelos professores como forma de complementar as aulas teóricas, buscando também uma comparação entre os modelos tridimensionais e jogo confeccionado pela autora com os encontrados nos livros e sites. Discutindo as eventuais semelhanças e diferenças. Ao analisar os LD, foram observadas principalmente imagens ilustrativas, que não levam os alunos à reflexão. Com relação às atividades teóricas, observou-se que os livros analisados, majoritariamente, contêm questões de memorização e múltipla escolha. No entanto, as mesmas, frequentemente, afastam o aluno de sua realidade cotidiana. As atividades complementares, tanto dos livros didáticos, quanto dos sítios da internet, estas nem sempre apresentam roteiros explicativos com ilustrações e informações para reprodução e procedimentos. Pela pesquisa foi possível concluir que os livros e seus recursos, podem ser falhos, se utilizados individualmente, pois nenhum material didático é completo, pois podem conter, por exemplo, imagens de baixa qualidade, excesso de atividades teóricas de memorização e falta de recursos adicionais apropriado. Para isso, é necessário alternância entre as metodologias disponíveis, quando se busca uma aprendizagem significativa quanto ao conteúdo de Biologia Celular.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relation.requiresExigências do sistema: Adobe Acrobat Readerpt_BR
dc.subjectBiologia - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectMaterial didáticopt_BR
dc.titleExploração de recursos didáticos alternativos para o ensino de biologia celularpt_BR
dc.typeMonografia Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples