Estudo dos recursos, estratégias e metodologias para o ensino do sistema reprodutor feminino na educação básica e a produção de um hipertexto didático
Data
2015Autor
Signorini-Souza, Isadora de Lourdes, 1992-
Sanches, Tatiane
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Resumo : Vivemos em uma fase de rápido crescimento científico e tecnológico na qual a forma tradicional de ensino não se mostra mais tão eficiente. Novas práticas e estratégias se tornam necessárias na área educacional. As tecnologias de informações e comunicações (TICs), por meio de suas múltiplas linguagens e recursos visuais, têm sido utilizados com sucesso na educação em diferentes partes do globo com acesso a essas tecnologias. Considerando estes pressupostos, este trabalho de conclusão de curso tem como um de seus objetivos realizar um levantamento de recursos didáticos disponíveis para o conteúdo curricular -Sistema reprodutor feminino? no âmbito da educação básica, assim como sua análise. Para tanto foi realizada uma revisão de literatura sobre os mais diversos recursos e estratégias usadas para o ensino desse conteúdo, sendo esses recursos divididos em virtuais, o que inclui as tecnologias de informações e comunicações (TICs), e recursos concretos, ou seja, não virtuais. O trabalho também propõe a análise de quatro livros didáticos, sendo dois de ciências e dois de biologia, abordando critérios teóricometodológicos, visuais e pedagógico-metodológicos. Outro objetivo do presente estudo é o aprimoramento de uma animação didática virtual sobre o sistema reprodutor feminino, anteriormente produzida, e por fim a produção de um hipertexto didático sobre o assunto com links que direcionam a outras páginas com informações relevantes. Todas essas etapas foram analisadas e discutidas, sendo relacionadas ao nosso referencial teórico, a teoria cognitivista da aprendizagem significativa, criada por Ausubel na década de 60.
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