Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSouza, Carlos Eduardo Pilleggi de, 1958-pt_BR
dc.contributor.authorSezyshta, Charles Michelpt_BR
dc.contributor.authorSilva, Laís Fernanda Oyzapt_BR
dc.contributor.otherAlle, Lupe Furtadopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicaspt_BR
dc.date.accessioned2022-09-19T15:42:32Z
dc.date.available2022-09-19T15:42:32Z
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/41695
dc.descriptionOrientador: Carlos Eduardo Pilleggi de Souzapt_BR
dc.descriptionCoorientador: Lupe Furtado Allept_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Conteúdos de genética necessitam de conhecimentos consolidados em diferentes áreas como a biologia celular, molecular e, inclusive, matemática. É uma das áreas na qual os alunos, tanto de ensino médio quanto de superior, têm maior dificuldade no aprendizado, principalmente quando o tema é a segregação alélica (Primeira Lei de Mendel). Como ferramenta, foi desenvolvida uma atividade chamada de "Descobrindo as Ervilhas de Mendel". Este material tem como objetivos: ser um apoio aos professores para consolidar conceitos (alelos, genes, cromossomos, segregação, genótipo, fenótipo); demonstrar visualmente a dinâmica da Primeira lei de Mendel; apresentar a variabilidade na produção de gametas e no pareamento dos cromossomos homólogos na formação do zigoto. O material consiste em bolas de isopor caracterizadas com os fenótipos de ervilhas amarelas e verdes "recheadas", conforme o fenótipo, com cromossomos confeccionados de massa de biscuit nas cores azul, vermelho e roxo (Parental-1, Parental-2 e Descendentes, respectivamente), com faixas brancas (Centrômero), amarelas (Alelo Dominante) e verdes (Alelo Recessivo). Na proporção de 3:1, conforme a Primeira Lei de Mendel, as ervilhas foram inseridas em pacotes identificados (Parental-1, Parental-2 e descendentes). A atividade propõe sortear ervilhas dos pacotes Parentais, fazer a identificação de seus fenótipos e, ao abri-las, montar os possíveis genótipos dos descentes deste cruzamento através dos cromossomos. Posteriormente, faz-se o sorteio do descendente e deve-se então questionar os alunos se a ervilha sorteada pode ter como parentais as ervilhas sorteadas anteriormente, fenotípica e genotipicamente. Todos estes dados devem ser anotados em uma tabela, juntamente com cálculos de frequências fenotípicas e genotípicas.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relation.requiresExigências do sistema: Adobe Acrobat Readerpt_BR
dc.subjectMendel, Lei dept_BR
dc.subjectGenéticapt_BR
dc.subjectMaterial didáticopt_BR
dc.titleDescobrindo as ervilhas de Mendelpt_BR
dc.typeMonografia Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples