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dc.contributor.authorMulik, Katia Bruginskipt_BR
dc.contributor.otherJordão, Clarissa Menezes, 1963-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.date.accessioned2020-05-11T19:16:46Z
dc.date.available2020-05-11T19:16:46Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/41522
dc.descriptionOrientadora : Profª Drª Clarissa Menezes Jordãopt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa: Curitiba, 25/09/2014pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Estudos linguísticospt_BR
dc.description.abstractResumo: A necessidade de promover a formação do estudante voltada para a criticidade e cidadania vem sendo amplamente divulgada em documentos oficiais de ensino (DCEs, 2008, OCEM, 2006) e apontada em pesquisas recentes (ROCHA e MACIEL, 2013) sobre ensino-aprendizado na educação básica. No entanto, não há como pensar na promoção de uma educação de qualidade diante de uma perspectiva crítica sem levar em consideração a formação continuada de professores, uma vez que estes são figuras centrais na relação ensinoaprendizagem. Nesse sentido, esta proposta de investigação ressalta a importância de uma formação continuada capaz de fornecer ao professor subsídios para lidar com as turbulências do contexto educacional e ao mesmo tempo promover a sua própria formação crítica, bem como a de seus alunos. Para isso, proponho neste trabalho, analisar o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência como espaço de formação continuada para professores de língua inglesa, atentando-se para o professor supervisor. Para tanto, recorro aos pressupostos das teorias sobre letramento crítico acreditando que, estas, inseridas no paradigma pós-moderno, abrangem elementos como a prática problematizadora, o dissenso e a complexidade das relações sociais e educacionais corroborando para o agenciamento crítico do professor. A metodologia de trabalho adotada foi a pesquisa etnográfica inscrita no paradigma interpretativista. Os instrumentos utilizados para a geração de dados foram questionários, entrevistas, gravações de reuniões em áudio e diários de campo. Como aporte teórico recorro a pesquisadores como Mateus (2009), Blatyta (2005), Nóvoa (2009) Candau (2010 para a discussão de questões relacionadas à formação do professor e Jordão (2004/2007), Souza (2011) e Andreotti (2008) sobre as teorias de letramento crítico dentre outros. Como categorias de análise recorro aos aspetos apresentados no relatório da Fundação Victor Civita (2011) entendendo o PIBID-Inglês como uma perspectiva de formação continuada colaborativa. As contribuições deste estudo dizem respeito às reflexões quanto ao papel do professor supervisor no programa e a utilização do LC para compreender e (re) pensar a formação de professores. Palavras-chave: formação continuada de professores; PIBID; letramento crítico; ensino de língua inglesa.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The need to promote student education centered to criticality and citizenship has been widely presented in official documents about teaching (DCEs, 2008; OCEM, 2006) and indicated in recent research (ROCHA & MACIEL, 2013) about teaching-learning in basic education. However, in order to think of promoting quality education facing a critical perspective, one must consider continuous teacher education, since it is a central figure of teaching-learning relationship. In this sense, this research proposal highlights the importance of continuous teacher education which could be able to offer support to teachers deal with turbulence in educational contexts, and at the same time continuous teacher education can promote teachers' own critical education, as well as their students. I propose to analyze in this study the Scholarship Institutional Program for Initiation to teaching (PIBID) as a continuous education space to English teachers, paying special attention to supervisor teachers. Further, this study draws up on critical literacies theory assumptions, since it is believed these assumptions inserted in the postmodern paradigm covers elements such as questioning practice, dissent, and the complexity social and educational relations which corroborates to teacher critical agency. Ethnography research inserted in interpretive paradigm has been adopted as methodology in this study. Data sources include questionnaires, interviews, audio-records of meetings and journals of the field. I resort to researchers such as Mateus (2009), Blatyta (2005), Nóvoa (2009) Candau (2010) to discuss issues related to teacher education, and Jordão (2004/2007), Souza (2011), and Andreotti (2008) about critical literacies. The category of analysis are based on the aspects presented in the report from Fundação Victor Civita (2011) and PIBID is understood as a collaborative continuous education perspective. This study can contribute to reflections about the supervisor teacher's role in the program and the use of CL to understand and (re)think teacher education. Keywords: Continuous teacher education; PIBID; critical literacy; English teaching.*pt_BR
dc.format.extent172f : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectLetraspt_BR
dc.subjectProfessores de ingles - Formaçãopt_BR
dc.subjectEducação permanentept_BR
dc.subjectLíngua inglesa - Estudo e ensinopt_BR
dc.titleO Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) como espaço de formação continuada de professores de língua inglesapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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