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dc.contributor.advisorKalinke, Marco Auréliopt_BR
dc.contributor.authorNavarro, Eloisa Rosottipt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemáticapt_BR
dc.date.accessioned2017-06-28T16:25:42Z
dc.date.available2017-06-28T16:25:42Z
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1884/41456
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Marco Aurelio Kalinkept_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática. Defesa: Curitiba, 06/11/2015pt_BR
dc.descriptionInclui referências : f. 136-144pt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente trabalho investigou a utilização da Lousa Digital, entendida como uma Tecnologia de Informação e Comunicação, por professores de Matemática da rede estadual de ensino, após um curso de formação continuada em serviço. Esse curso teve como foco compartilhar com um grupo de vinte e quatro professores, dos quais três são licenciados em Matemática, como se dá a instalação, o manuseio e o uso da lousa digital, enfatizando a possível contribuição que ela pode oferecer para auxiliar o professor na preparação de aulas mais dinâmicas e participativas. Em particular, o trabalho com o grupo de professores participantes do curso veio a se constituir como colaborativo. O processo de formação teve sua realização com um projeto de parceria entre a Universidade e o Colégio Estadual Dr. Xavier da Silva, de Curitiba, local onde os participantes atuam profissionalmente. Para realização desta pesquisa de caráter qualitativo, na modalidade estudo de caso, o curso proposto teve duração de vinte horas. Ao final, a pesquisadora acompanhou treze aulas dos professores de Matemática participantes, com o uso da lousa digital, recurso capaz de proporcionar na sala de aula momentos de interação e interatividade, além do emprego da linguagem audiovisual. A presença desses três elementos no ambiente escolar pode proporcionar práticas de ensino mais dinâmicas e participativas, objetivando fazer com que o aluno participe ativamente da construção do conhecimento. Para que isso ocorra, pensa-se ser necessária a constante formação do professor, compreendendo que cada indivíduo tem seu próprio tempo de adaptação à novas possibilidades. Mas ficou evidente que apenas isso não garantirá a inserção da tecnologia de informação e comunicação na educação de modo eficaz. O trabalho mostra que além do desenvolvimento profissional, é preciso que as escolas tenham suporte para implantar determinadas tecnologias, contando com o apoio dos responsáveis pela elaboração de políticas públicas na educação, pois precisam destinar os recursos necessários para o funcionamento de algo novo. Palavras-chave: Educação. Educação Matemática. Formação de Professores. Novas Tecnologias de Informação e Comunicação. Lousa Digital.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This dissertation has the purpose to investigate the use of digital whiteboard, understood as an Information and Communication Technology for Mathematics teachers of state schools, after a course of continuing education in service. This course focused on sharing with a group of twenty-four teachers, three of whom are graduates in mathematics, how is the installation, handling and use of digital whiteboard, emphasizing the possible contribution it can offer to help the teacher in the preparation of the most dynamic and participatory classes. In particular, work with the group of participants of the course teachers came to be as collaborative. The training process had its accomplishment with a partnership project between the University and the State School Dr. Xavier da Silva, from Curitiba, where participants act professionally. For realization of this qualitative research, case study method, the proposed course lasted twenty hours. In the end, the researcher followed thirteen classes of Mathematics teachers participating, using the digital blackboard, resource capable of providing in the classroom moments of interaction and interactivity, plus the use of audiovisual language. The presence of these three elements in the school environment can provide more dynamic and participatory teaching practices, aiming to make students actively participate in the construction of knowledge. For this to occur, it is thought to be necessary the constant training of teachers, understanding that each individual has their own time to adapt to new possibilities. But it became clear that it does not only ensure the inclusion of information technology and communication in education effectively. The work shows that in addition to professional development, it is necessary that schools are supported to deploy certain technologies, with the support of those responsible for public policy development in education, they must allocate the necessary resources for the functioning of something new. Keywords: Education. Mathematics education. Teacher training. New Information and Communication Technologies. Digital board.pt_BR
dc.format.extent144 f. : il., algumas color., grafs., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectEducação - Formação de professorespt_BR
dc.subjectTesespt_BR
dc.titleLousa digital : investigando o uso na rede estadual de ensino com o apoio de um curso de formaçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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