• Login
    View Item 
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016067P0 Programa de Pós-Graduação em Psicologia
    • Dissertações
    • View Item
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016067P0 Programa de Pós-Graduação em Psicologia
    • Dissertações
    • View Item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Contribuições da psicanálise e da educação em direitos humanos para o enfrentamento do bullying escolar

    Thumbnail
    View/Open
    R - D - ELIANE ZANONI DE ANDRADE.pdf (1.584Mb)
    Date
    2015
    Author
    Andrade, Eliane Zanoni de
    Metadata
    Show full item record
    Subject
    Psicologia
    Violencia escolar - Prevenção
    Bullying nas escolas
    Direitos humanos - Educação
    xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
    Dissertação
    Abstract
    Resumo: A presente pesquisa teve por objetivo discutir o bullying escolar em relação ao contexto neoliberal atual. Embora, acredita-se que seria uma modalidade de violência mais antiga do que se possa imaginar, o fato, é que se notamos algumas peculiaridades atuais que abrange questões sociais, familiares e individuais. A partir de uma pesquisa bibliográfica e com perspectiva psicanalítica, primeiramente, analisamos nas obras freudianas contribuições sobre a violência, para depois discutir sobre a violência contemporânea com base em uma cultura do narcisismo que impossibilitaria a aceitação da diferença. Com esse norte, que questionamos a relação da violência contemporânea com o bullying escolar, assim como a discussão das suas possíveis associações com os relacionamentos atuais, especificamente, familiares que possibilitaria o desencadeamento dessa violência. Por fim, pensamos na Educação em Direitos Humanos como uma alternativa para o enfrentamento dessa prática de violência nas escolas, pois se o bullying se inscreve como um sintoma contemporâneo, acreditamos que para combatê-lo, a questão volta-se em uma educação com perspectiva de trabalhar uma reflexão crítica da ordem vigente. Palavras-chaves: Violência. Psicanálise. Neoliberalismo. Cultura do Narcisismo. Bullying. Educação para os Direitos Humanos
     
    Abstract: This research aimed to discuss the school bullying from the current neoliberal context. Although it is believed that it would be a form of violence older than imaginable, the fact is that we note some current peculiarities covering social, family and individual issues. From a literature search and psychoanalytic perspective, first, we analyze the works Freudian contributions on violence, then discuss contemporary violence based on a culture of narcissism that prevents the acceptance of difference. With this north, we question the relationship of contemporary violence with school bullying, as well as discussion of their possible relationships with current relationships specifically family would allow the unleashing such violence Finally, think of the Human Rights Education as an alternative to confront this practice of violence in schools, because if the bullying is inscribed as a contemporary symptom, we believe that to combat it, the issue turns on an education with prospect of working a critical reflection of the current order. Keywords: Violence. Psychoanalysis. Neoliberalism. Culture of Narcissism. Bullying. Human Rights Education.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/41387
    Collections
    • Dissertações [211]

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Browse

    All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_typeThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_type

    My Account

    LoginRegister

    Statistics

    View Usage Statistics

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV