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dc.contributor.advisorZannin, Paulo Henrique Trombetta, 1962-
dc.contributor.authorMartins, Marcos Vinicius Soares
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Programa de Pós-Graduação em Educação Física
dc.date.accessioned2016-03-07T15:18:14Z
dc.date.available2016-03-07T15:18:14Z
dc.date.issued2015
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1884/41355
dc.descriptionOrientador : Dr. Paulo Henrique Trombetta Zannin
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Educação Física. Defesa: Curitiba, 27/03/2015
dc.descriptionInclui referências : f. 68-81
dc.descriptionÁrea de concentração: Exercício e esporte
dc.description.abstractResumo: O Ciclismo indoor (CI) é uma modalidade de ginastica de academia, praticado em uma bicicleta estacionaria, combinando movimentos básicos do ciclismo tradicional aliado a diferentes ritmos musicais. É considerado um exercício anaeróbico de intensidade submáxima. A música dentro das salas das academias é indispensável e tem sido um recurso didático de grande importância, uma vez que estimula os alunos a praticarem a atividade, além de auxiliar na prescrição da intensidade do exercício. Os professores aprendem que, quanto mais intensa estiver a música, maior o estímulo à atividade física. No entanto, muitas vezes o fato de que o som excessivamente amplificado é prejudicial à saúde é negligenciado na busca por um maior estímulo ao desempenho dos alunos. Um dos efeitos mais relevantes da exposição à pressão sonora elevada é a perda auditiva, mas que pode influenciar em vários agravos à saúde. O objetivo desse estudo foi verificar a influência de três diferentes níveis de pressão sonora no limiar auditivo de professores de ciclismo indoor, expostos a música eletronicamente amplificada. Foram selecionados 11 professores de ciclismo indoor (30,45±7,55anos). Estes foram submetidos à avaliação audiometrica em repouso de 14 horas. Foram expostos a 3 níveis de pressão sonora (95 dB(A), 85 dB(A) e 75 dB(A)), em três ocasiões. Foi realizada avaliação audiometrica antes e após a exposição simultânea à pressão sonora e exercício. Os dados foram apresentados em média e desvio padrão. Inicialmente a distribuição foi investigada aplicando o teste de Shapiro-Wilk. A hipótese de normalidade foi violada e optou-se por utilização do teste não de Kruskal-Wallis, com significância p? 0,05. Os resultados mostraram que houve alteração estatisticamente significativa no limiar auditivo dos professores nas pressões sonoras de 95 dB(A) e 85 dB(A) em todas as frequências, enquanto na pressão de 75 dB(A), não houve diferença significativa na orelha direita e esquerda. Dessa forma, conclui-se que o volume da música amplificada durante a aula de ciclismo indoor interfere na audição dos professores, provocando mudança temporária do limiar auditivo. Assim, o profissional de educação física que atua em academias com exposição à elevados níveis de pressão sonora deve realizar repouso acústico enquanto estiver fora do seu ambiente de trabalho, a fim de prevenir a perda auditiva. Palavras-chave: Nível de pressão sonora, limiar auditivo, ciclismo indoor, saúde do trabalhador
dc.description.abstractAbstract: The indoor cycling (CI) is a form of gymnastic practiced on a stationary bike that combines basic movements of the traditional cycling with different musical rhythms. It is considered a submaximal anaerobic exercise. The music inside the rooms of the gyms is essential and has been a didactic resource of great importance, as it stimulates students to practice the activities and assists on prescription of exercise intensity. Teachers learn that the more intense are the music, greater stimulus for physical activity. However, often the fact that it the over-amplified sound is detrimental to health is neglected. One of the most important effects of exposure to elevated sound pressure is hearing loss, but it can influence several health problems. The aim of this study was to assess the influence of three different sound pressure levels in the hearing threshold of indoor cycling teachers, exposed to electronically amplified music. Were selected 11 indoor cycling teachers (30.45 ± 7.55 years) and they were submitted to audiometry in 14 hours rest. They were exposed to 3 sound pressure levels of (95 dB (A), 85 dB (A) and 75 dB (A)), on three occasions. The audiometric assessment was performed before and following simultaneous exposure to noise pressure and exercise. The data were presented as mean and standard deviation. Initially the distribution was investigated by applying the Shapiro-Wilk test. The hypothesis of normality was violated and chose to use the test for nonparametric Kruskal-Wallis test, with significance p ? 0.05. The results showed a statistically significant change in the hearing thresholds of teachers in sound pressure levels of 95 dB (A) and 85 dB (A) for all frequencies, while the sound pressure of 75 dB (A), there was no significant difference in right and left ears. Therefore, we found that the volume of the music amplified during indoor bike class does interfere in hearing teachers, causing temporary change in hearing threshold. Thus, the physical education professional who works in gyms with a exposure to elevated sound pressure levels should perform an acoustic rest while away from their workplace in order to prevent hearing loss. Key Words: Sound pressure level, hearing threshold indoor bike classes, occupational health
dc.format.extent92 f. : il., tabs., algumas color.
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.languagePortuguês
dc.relationDisponível em formato digital
dc.subjectEducação Física
dc.titleInfluência de diferentes níveis de pressão sonora no limiar auditivo de professores de ciclismo indoor
dc.typeDissertação


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